As vinícolas do Estado estão surpreendendo tanto que não é somente no espumante que dá pra fazer bonito. A qualidade de brancos e tintos também aumentou muito nos últimos anos e a oferta de boas garrafas nos obriga – cada dia mais – a experimentar diferentes rótulos – tudo em nome do trabalho, claro!

Então resolvemos listar oito vinhos e espumantes daqui que somos apaixonadas! É uma pequena e humilde lista perto da amplitude do assunto, mas é um start para quem quer se aventurar nesse universo ma-ra-vi-lho-so!

Ah, e já avisamos, gostamos de vinho mas não somos NEM-DE-LONGE sommeliers ou algo do tipo, então é sem crítica pomposa por aqui. É bom porque é bom e ponto. Quem for expert em vinhos e quiser ler críticas técnicas, aqui não é o lugar, ok? Combinado! Então boráááááá!

Almaúnica
A Almaúnica é uma vinícola localizada no coração do Vale dos Vinhedos. Nossa dica é apreciar o incorpado vinho tinto Shyrah! A uva que dá origem a esse vinho é produzida lá mesmo. No rótulo tem a indicação dos aromas e sabores: especiarias (pimenta-do-reino preta), frutas escuras maduras (framboesa negra, groselha negra, amora), alcaçuz, couro e alcatrão, além dos “empireumáticos” (tostado e defumado). Também são mencionados aromas de gengibre, chocolate e notas florais (violeta). É um vinho excelente que ganha ainda mais valor quando acompanhado de uma comida mais pesada, daquelas bem invernais <3

DICA: Visite o Vale dos Vinhedos, onde a vinícola está localizada. O espaço deles é super moderno e tem visitações guiadas. Além disso, eles estão em uma localização privilegiada com uma bela vista!

Cave Geisse
Esse lugar é um mimo só <3 Parada obrigatória – principalmente – para os amantes de espumantes! A dedicação com a bebida é tanta que cada processo foi elaborado para manter sempre um alto padrão de qualidade. Por isso, nossa dica é experimentar o Cave Geisse Nature. É, com certeza um dos melhores que já provamos com produção aqui no Brasil. Os outros exemplares da vinícola familiar também são excelentes – não provamos todos, mas quase! E para melhorar mais ainda dá para degustar todos os rótulos lá na Cave Geisse mesmo, em Pinto Bandeira.

DICA: Vá de tarde, peça as empanadas chilenas e uma garrafa de espumante para curtir o dia em meio a bela paisagem!

Dal Pizzol
A Dal Pizzol faz parte da Rota das Cantinas Históricas – localidade composta por propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos. (Puro amor, não acham? <3). E nós temos adoração pelos vinhos deles, especialmente um, que está nessa lista carinhosa: o Touriga Nacional, vinho produzido especialmente para comemorar os 200 anos da chegada do Imperador D.João IV ao Brasil. Um tipo diferente para a serra e eles acertaram em cheio!

Casa Valduga
Não poderíamos deixar de citar uma das vinícolas mais tradicionais da Serra Gaúcha. Produtora de vinhos e espumantes, a Casa Valduga é pioneira no Enoturismo – possui um belíssimo complexo enoturístico localizado no Vale. É impossível ir para a Serra Gaúcha e não apreciar as belezas dessa vinícola. Nossa dica é aproveitar uma ida lá para comprar o espumante Maria Valduga Brut Vintage. Assim… não dá pra dizer que é pra levar de caixa porque ele não é nada barato. Desde o rótulo, a garrafa, tudo nele é de alto padrão. Mas vale guardar para aquele momento especial sabe?! Porque o conteúdo é ainda mais surpreendente do que a embalagem. O espumante permanece quatro anos na penumbra das caves subterrâneas, o que intensifica seus sabores e aromas. É amor verdadeiro no primeiro gole.

Vinicola Salton
Uma das vínicolas mais conhecidas e reconhecidas desse nosso Brasil não poderia ser esquecida! A Salton é parada obrigatória para quem estiver visitando a Serra Gaúcha. É possível fazer uma visitação tradicional – conhecendo os vinhedos e o processo de produção – ou ainda, o roteiro evolução – onde é possível conhecer mais a fundo a história do local. Nossa dica é experimentar o Vinho da linha Salton Gerações: Antonio Nini. Aliás, essa linha intitulada Gerações tem vários vinhos bem interessantes. Vale conferir as opções.

Adega Cavalleri
Esse é um daqueles excelentes custo X benefício. Vinícola beeeem pequenininha do Vale, ela passa despercebida por muitos turistas e visitantes. Mas o que pode ser mais legal do que comprar um espumante que você não acha no mercado ou na maioria dos restaurantes?! Pra gente esse é um verdadeiro achado porque é um espumante bem saboroso e refrescante e por um valor suuuuper acessível. Esse sim é pra ter na adega aos montes! O espumante Cavalleri Brut possui aromas de amêndoas, passas, maçã verde, abacaxi, azeitonas e perâ.

Don Giovanni
Nosso amor por essa vinícola não é de hoje! <3 O complexo reúne – além dos belíssimos vinhedos – uma pousada e um restaurante excelente. É o local perfeito para ficar durante um final de semana inteiro. Chega a ser impossível escolher somente um vinho ou espumante da Don Giovanni, mas depois de muita discussão, escolhemos nosso favorito. Então nossa dica é apreciar o espumante Brut Rosé – até porque não tínhamos listado nenhum rosé até agora. Ele possui aromas frescos, frutados, com frutas vermelhas (amoras, framboesas e pitanga) e é intenso na medida certa. Pra tomar purinho ou ainda fazer um Kyr Royal de chorar de bom – só misturar espumante (de qualidade, sem sovinar) e licor creme de cassis <3 Dá pra fazer esse drink com o brut da foto também.

Facebook Comments

Compartilhe: