Locanda di Lucca: um restaurante biodinâmico na Serra Gaúcha

0
3045
Locanda di Lucca, em Bento Gonçalves: Produtos orgânicos e biodinâmicos e jantares harmonizados

Bem naquela semana GELADA de doer até a alma aqui no Sul nós fomos conhecer um lugar ainda desconhecido de muita gente na serra gaúcha. Mas o frio só deixou a experiência ainda mais gostosa!

Por não ser rota da maioria dos turistas, esse restaurante no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves ainda é um achado, inclusive pra quem mora na cidade! Então, se você ainda não conhece a Locanda di Lucca, faça esse favor a si mesmo e tire um dia para aproveitar esse lugar <3

Lá, os jantares precisam ser pré-agendados e o ideal é que sejam de grupos de 10 pessoas ou mais. Maaaas não desista por esse detalhe. Vale ligar pros donos e conferir se já não há um grupo reservado para o dia, pois nesses casos eles conseguem encaixar mais algumas mesas de casais ou grupos menores. Isso desde que não seja um evento fechado, claro (o que eles também fazem!).

Os jantares são harmonizados e guiados pelo enólogo e proprietário da casa que é uma figuraça! Na cozinha fica a esposa dele, a Marilei, que além de arrasar nos pratos também é uma querida.

O casal a frente da Locanda di Lucca, em Bento Gonçalves

E esse casal fofo coordena toda a experiência que já começa com uma recepção tipicamente italiana, com o proprietário tocando gaita e cantando músicas típicas da região <3

E atenção pra lindeza do lugar, com decoração de itens antigos originais, dos antepassados da família. É uma verdadeira imersão na cultura da imigração italiana.

Na Locanda di Lucca, a gastronomia servida é orgânica e/ou biodinâmica. De forma bem simplista dá pra dizer que o biodinâmico é um “plus do orgânico”  porque, além de não usar químicos, transgênicos, antibióticos, etc, também leva em conta o ciclo cósmico, o calendário lunar para definir a melhor colheita, a limpeza profunda da terra em que o alimento será plantado e por aí vai.

Creme de ervilha com queijo e crocante de copa

E quando você já começa a torcer o nariz achando que por isso não vai ser uma comida saborosa, meu amigo…que engano! A gente também ficou em duvida de início: será que vai ter o sabor da comida italiana? Será que não é sem graça? Mas que grata surpresa que foi essa noite!

Pra iniciar os trabalhos trouxeram uma caponata orgânica com lascas de pão orgânico que estava deliciosa!!

Depois chegou a sopinha, de ervilha com crocante de copa: surreal o sabor e tudo super natural <3

Outra surpresa da noite foi esse medaglione com molho de brócolis e alface selvagem e mini caprese com mozzarela de búfala e aceto balsâmico: um absurdo de bom, ficaria só nessa entrada e já estaria satisfeita! Harmonizado com um branco da vinícola Aurora:

A foto do prato não faz jus ao que é a riqueza de sabores dessa pilhazinha de massa e creme

Mas o melhor ainda estava por vir! Pensa em uma carne de suíno com um gosto completamente diferente. Pois bem, o prato principal era uma costela suína (sem osso) com molho de laranja cozida por horas, macia, suculenta e muito saborosa. Pra acompanhar, tortelone de nozes com espinafre – delicioso também. A Chef nos contou que retira toda a gordura antes do cozimento e ainda assim a carne quase se derrete na boca.

Costela suína com molho de laranja e tortelone de nozes e espinafre. Macia e saborosa!

Pra harmonizar com o prato principal – e também foi o vinho que todos na mesa pediram pra repetir umas mil vezes depois: o Millésime Cabernet Sauvignon da Vinícola Aurora. Que vinho espetacular. Produzido apenas em safras excepcionais. Nos mais de 80 anos da Vinícola Aurora, foram apenas 8 safras em que esse vinho foi feito. Provamos a de 2012, SENSACIONAL!

Pra encerrar, a sobremesa foi um sorvete artesanal de mel biodinâmico. O mel, produzido por eles, assim como o sorvete, tem um sabor doce na medida exata, sem exageros. Outra coisa bacana é que eles vendem alguns dos produtos biodinâmicos que utilizam nas receitas, caso do mel, que levamos vários potes pra casa!

Fim dos trabalhos: Sorvete de mel e areia de fregolá da Locanda. Delicioso!
Crédito: Divulgação Locanda di Lucca

Como o lugar é lindo, sugerimos ainda um passeio de dia, para curtir o gramadão e a vista de lá. É o Vino & Giardino, uma experiência oferecida nas tardes e entardecer, nas sextas, sábados e domingos. Servem petiscos, frios e pequenas entradas acompanhado de vinhos, espumantes e suco de uva. Esse ainda não conhecemos mas ficamos bem a fim.

SERVIÇO:

Endereço: Distrito de São Pedro, Linha Palmeiro, 330. Bento Gonçalves, RS

Telefones: 54 9175-8744 ou 54 3455-6277

Site: www.locandadilucca.com.br

Facebook Comments

Compartilhe: