Search

Receita: como fazer marzipã e um bolo de marzipã!

receita de marzipan

A confeitaria Leckerhaus, tradicionalmente alemã, nos ensinou a fazer um belo bolo de marzipã, uma clássica criação de vó que ultrapassa gerações.

Em Porto Alegre, a dona Ilse, filha de alemães, não só sabe reproduzir essa delícia, como também resgata de forma curiosa o melhor jeito de saber quando o marzipã está pronto: pelo ouvido. Segundo ela, responsável pela produção do doce na fábrica da Leckerhaus e uma das mais antigas funcionárias de lá,

“a massa conversa com quem a está preparando…”.

A mistura que leva amêndoas, açúcar e ovo começa a fazer um “estalinho” quando está praticamente pronta, então dona Ilsa a ouve atentamente, até saber que a massa está no ponto certo.

Na loja da Leckerhaus você pode escolher lindos bolos, tortas ou biscoitinhos decorados de marzipã em diversos formatos. Mas se você se arrisca com as panelas… Lá vai a receita!

RECEITA BOLO DE MARZIPÃ

Ingredientes
90g açúcar refinado
60g farinha de trigo
2g fermento químico
60g manteiga sem sal
110g marzipã (receita caseira de como fazer o marzipã logo abaixo)
2 ovos inteiros
1 gema
Modo de fazer
Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme. Acrescente o marzipã e misture bem. Adicione a gema. Vá adicionando aos poucos a farinha, intercalando com os ovos. Por último, misture o fermento. Coloque em uma forma redonda com furo previamente untada. Asse em forno a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Receita do marzipã

Ingredientes
250g farinha de amêndoa
150g açúcar de confeiteiro
4 gotas de extrato de amêndoas
1 clara de ovo
Modo de preparo:
Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro em um recipiente. Adicione o extrato de amêndoas. Coloque a clara aos poucos e vá misturando com as mãos até formar uma massa pastosa até dar a liga. Você também pode colorir o marzipã com corante alimentício para decorar a torta!

Quem fizer a receita, marca a gente pelo instagram em www.instagram.com/famintas

Além disso, para outras receitas fáceis e deliciosas, basta acessar a #famintasnacozinha pelo instagram ou simplesmente clicar aqui. Bom apetite!

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

MAIS LIDOS