Valle Rústico: um canto imperdível na Serra Gaúcha

0
201

Comer na serra gaúcha é com certeza um dos maiores prazeres da vida. Dificilmente se erra na escolha por lá! Porque, convenhamos, a culinária italiana é, de longe, umas das melhores do mundo! Por isso vamos dar uma dica preciosa para quem for visitar o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Depois daquela visitação básica pelas vinícolas, não deixem de se perder pelas estradas de terra suntuosas que levam até a divisa de Bento com Garibaldi por dentro da região dos vinhedos. É por ali que se chega ao Valle Rústico!

Justamente entre uma cidade e outra, está escondido um lugar encantador. No porão de uma pequena casa típica italiana, poucas mesas estão dispostas em um ambiente acolhedor e romântico: luz de velas, peças de decoração antiga, paredes de pedra e comida italiana servida no estilo francês, com entrada, prato principal e sobremesa. Eles apostam no chamado “slow-food”, prática pouco conhecida (e praticada) na região de Bento, em que os pratos chegam em sequência e devem ser degustados aos poucos. Nada parecido com os inúmeros restaurantes de comida farta que a “italianada” e a “turistada” tanto busca!

O restaurante funciona com duas frentes distintas. Ou o cliente opta pelo cardápio fechado da semana que contempla entrada, salada, prato principal e sobremesa ou o rodízio de pizzas artesanais, todas servidas na mesa.

No sábado em que fomos conhecer o local, o prato de entrada foi a clássica bruschetta, feita de pão italiano tostado, tomates picados, azeite de oliva e manjericão. Depois foi a vez da salada de alcachofra: Inteira, bem ao estilo colonial, em que você precisa arrancar as folinhas uma por uma com a mão para comer! Um teste de paciência. Mas é preciso admitir: um local como esse faz até esse processo demorado se tornar divertido e gostoso! No prato principal, dava para escolher o tipo de carne e eu optei por um peixe! E para a sobremesa, o encerramento perfeito! Brownie de chocolate com amêndoas e calda quente acompanhado de sorvete de creme!

Então, está dada a dica! Não percam o programa porque vale muito a pena, não só pela comida mas, principalmente, pelo ambiente e a proposta do lugar!

Facebook Comments

Compartilhe: