Bento Gonçalves, no coração da região vinícola do Rio Grande do Sul, é um paraíso gastronômico que vai além dos vinhos premiados. A cada ano a oferta de bons restaurantes e cafeterias aumenta na cidade. Então, hoje, apresentamos uma lista com 21 restaurantes e cafeterias que prometem uma jornada culinária única, dos mais clássicos aos mais modernos, dos mais elaborados aos mais em conta!
Vamos neste passeio pelos restaurantes de Bento Gonçalves juntos?
Mas antes de iniciarmos, atenção! Essa lista vai além dos restaurantes dos roteiros turísticos, portanto, entregamos várias sugestões de lugares para conhecer na região central da cidade, aonde os locais vão!
1. Manzo Carne y Parrila
Entre os restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves, nossa primeira sugestão é desta parrilla que está bombando na cidade! O Manzo tem ambiente agradável, área externa com mesinhas embaixo de uma videira centenária, carnes saborosas mas também opções de pratos executivos para o almoço da semana, com milanesas deliciosas! Em suma, por lá também não dá pra perder a carta de drinks, bem elaborados e o bar da cervejaria Patagônia com um chopp perfeito. O entrecot com gorgonzola acompanhado de fritas é simplesmente perfeito!
2. Enoteca 75
A Enoteca 75 é um restaurante que oferece uma carta de vinhos muito completa (inclusive foram premiados como a melhor carta de vinhos de restaurante do RS), além de contar com uma gastronomia de alto nível. O menu é variado, mas nossa indicação é escolher um dos pratos com peixe ou frutos do mar, especialidade da casa. Eles operam com jantar e almoço e também são uma pedida excelente para um happy hour acompanhado de uma taça de vinho. Por lá, eles tem wine Station, ou seja, dá pra provar 8 opções diferentes de vinhos em taça. O polvo deles é sensacional! Em suma, também somos apaixonadas pelo Barolo, nhoque com salmão, camarão, Brie, damascos e molho de espumante. Simplesmente UAU!
3. Restaurante Maria Valduga
Com um menu que destaca a culinária clássica da imigração italiana, o Restaurante Maria Valduga fica dentro da famosa vinícola e oferece uma sequência deliciosa de pratos típicos. A sopa de capeletti merece destaque e é o melhor jeito de abrir os trabalhos de uma refeição farta. Essa proposta permite que os clientes comam à vontade, podendo repetir quantas vezes quiser, então, vá com fome! Bons vinhos para acompanhar não irão faltar! Esse com certeza é um restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves!
4. Trattoria Mamma Gema
Ambiente aconchegante e cardápio repleto de opções autênticas da cozinha italiana, a Trattoria Mamma Gema é uma escolha certeira para os amantes de uma boa massa. Localizado no Vale dos Vinhedos, o restaurante oferece a la carta e sistema de rodízio também, onde dá pra provar várias delícias como risotos, massas e filés.
5. Cesilie
Com uma proposta de cozinha italiana clássica, o Cesilie tem um ambiente bem diferente, com obras de arte expostas nas paredes, visual minimalista e drinks deliciosos, bem executados, que valem a pena experimentar! Nossa indicação entre os clássicos ofertados por lá é o Manhattan, o Negroni Sour e o Cosmopolitan.
A carta de vinhos e espumantes oferece bons preços dos rótulos da região. O menu conta com massas, risotos, carne e peixes. Nosso favorito é o salmão com purê de mandioquinha. O bacalhau é famoso também! Durante o dia operam com café e brunch.
6. Casa Vanni
Localizada no Caminhos de Pedra, a Casa Vanni é mais uma opção de restaurante que preserva muito da colonização italiana, com uma casa de madeira com arquitetura típica dos imigrantes italianos. No menu, pratos italianos com aquele sabor caseiro. O filé Wellington é bastante famoso. Além disso, outra especialidade da casa são as massas.
7. Barista Espresso Bar & Espumante
No bairro mais charmoso da cidade fica o Barista, uma cafeteria especializada em cafés especiais que somos apaixonadas! Além dos cafés, tem uma proposta de happy hour com espumantes da região. O lugar é perfeito para uma paradinha no fim da tarde para curtir uma taça de espumante no deck ao ar livre. O espaço experto é o nosso xodó por lá, ainda mais nessa época do ano, quando a rua fica movimentada, já que é ponto de caminhada dos moradores da região. Entre as opções de comidinhas, os sanduíches feitos com baguete de fermentação natural são deliciosos! O Iced Caramel também tem nossos corações.
8. Sushi 520
Para quem ama sushi, uma boa pedida é o Sushi 520, que fica no Jardim 520, um food hall com várias opções gastronômicas localizado no bairro São Bento. Ali é possível aproveitar opções de burguer, pizza, cozinha italiana e muito mais, sendo uma ótima pedida para quem está em família ou grupo de amigos e cada um está no clima para comer algo diferente. É garantia de boas opções para todos!
Mas voltando para o Sushi 520, os combos são bem servidos, o sushi é saboroso e tem opções com atum e peixe branco – não tão fácil de encontrar, acreditem! A apresentação é primorosa e com excelente custo x benefício.
9. Giordani Gastronomia Cultural
A marca conta com duas unidades, uma no bairro São Bento, bem próximo do Hotel Dall’Onder e a outra no Vale dos Vinhedos. A proposta é a mesma, a la carta ou sequência de pratos típicos da colonização italiana. Tem sopa de capeletti, salada, massas, risotos, carnes, tudo muito bem servido em ambiente aconchegante e acolhedor.
10. Restaurante Apino
Localizado em meio às paisagens deslumbrantes do Vale dos Vinhedos, o Restaurante Apino destaca-se por sua cozinha autoral, que valoriza ingredientes frescos e regionais. Com menu assinado pelo chef Rodrigo Bellora, a operação conta com almoço e jantar. Se for para um fim de tarde, peça um vinho para acompanhar a tábua de queijos gaúchos e charcutaria que é imperdível e conta ainda com várias pastinhas deliciosas. De prato principal, a carbonara é super saborosa!
11. Bodega Pizza entre Vinhos
Localizado em uma das ruas mais agitadas da cidade, a Bodega Pizza entre Vinhos é o lugar certo para ir quando se quer ver gente. O movimento é garantido, os drinks são bons e as pizzas são sensacionais. Fica até difícil escolher a favorita, mas não percam a chance de conhecer a opção da casa com alcachofras e damasco. Falam muito bem das pizzas doces e são bem exóticas: a Vindima leva calda de vinho tinto, chocolate branco, sorvete de creme e calda de uva. Mas as que mais nos chamaram a atenção foram a “Vale dos Vinhedos” com doce de leite, chocolate branco, uvas e creme de leite e a “Frutas Vermelhas” que como o próprio nome diz leva calda de frutas vermelhas, chocolate branco e mussarela.
12. Piegora Bistrô
Com um ambiente charmoso e aconchegante, o Piegora Bistrô é uma ótima opção de a la carte com menu autoral variado e especializado em carne de cordeiro. O lugar fica junto a uma pousada e é uma excelente dica de hospedagem também, com atendimento bem exclusivo e poucos quartos. Mas voltando ao restaurante, não deixe de provar o Filé Wellington, um dos melhores que já experimentamos na região.
O risoto de alho poró e gorgonzola é delicioso e foi o acompanhamento perfeito para esse filé. Em suma, ainda iremos voltar pra provar o menu experiência que muitos amigos falaram bem!
13. Restaurante DiPaolo
Especializado em gastronomia italiana, o Restaurante DiPaolo é uma referência na cidade e com filiais em outras localidades do Rio Grande do Sul. Para quem ama um galeto primo canto, esse é o endereço certo. A massa com molho de tomate seco também é imperdível. O local trabalha com sequência e o ambiente é super aconchegante. Este é um daqueles restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves.
14. Chang Thai
Localizado na rua gastronômica, o Chang Thai oferece uma experiência gastronômica autêntica da culinária asiática. Com uma decoração acolhedora e temática e, com pratos que equilibram sabores exóticos e aromáticos, o restaurante é uma verdadeira viagem sensorial pela gastronomia do continente asiático, com referências culinárias da Tailândia, Indonésia e do Japão. O lugar ainda surpreende ao trazer uma fusão com a cozinha do Peru, garantindo uma experiência única em sabores. Nossa dica por lá é o Tsunami que serve muito bem duas pessoas e traz justamente essa fusão de gastronomias com um pouco dos principais pratos do menu. Ou ainda o Pad Thai que não tem erro!
15. Casa di Pasto Familia Salton
O espaço gastronômico da Salton fica no Caminhos de Pedra e conta com uma vista linda da região, além de ambiente interno, externo com rooftop, loja e bar. A casa é super aconchegante e acolhedora e conta com menu variado de massas, filés, pizzas, petiscos para beliscar com uma boa taça de espumante, além de brunch uma vez por mês. Mas o brunch tem venda de ingressos antecipados através da plataforma Wine Locals.
Nossa dica lá é iniciar os trabalhos com as bruschettas – simplesmente deliciosas! Entre os pratos principais, nosso favorito foi a massa com pistache. Então apenas provem e nos agradeçam depois! E mesmo sendo uma vinícola e a tentação sendo grande para ficar apenas nos vinhos e espumantes, não deixem de provar os drinks, muito bem executados. Em suma, nosso queridinho lá é o Virtuoso!
16. Satoru
Sushi de qualidade, peixes sempre frescos, cortes tradicionais e ainda boas opções de pratos quentes para quem não é adepto do sushi mas quer acompanhar a galera na confraternização. Os combinados são ótimos mas acabamos sempre caindo na sequência por lá pois acaba valendo a pena financeiramente. Eles tem duas opções, uma mais básica e outra com a melhor seleção e criações do chef.
17. Otto e Mezzo Pizza Veraci
A melhor pizza napolitana! Somos fãs de carteirinha desse lugar. O ambiente do porão é imperdível. Quando for lá não deixe de sentar nas mesas deste espaço. Faz toda a diferença na experiência e você vai se sentir na Itália! Itens antigos estão espalhados pelos 4 cantos e nas TVs de tudo passam corridas antigas de Ayrton Senna. Tudo por lá é nostálgico. Mas aí chega a pizza e eles entregam tudo que precisa para a experiência ser perfeita. Portanto não arriscamos dizer nossa favorita pois era uma especial do mês e não tem mais…mas qualquer sabor é garantia de qualidade e satisfação.
18. Chef M. Crippa
Esse é daqueles lugares diferentes, com alma própria e muita personalidade. Em suma, tudo ali, da decoração à apresentação dos pratos, é muito singular e dá pra notar a influência pessoal do chef e da família que lidera o restaurante no conceito do menu. Gostamos de lá por ser um lugar despretensioso e com boa gastronomia. O risoto persa é imperdível! Já os filés são super famosos e também são caprichados, com porções bem satisfatórias. É confortável ficar lá por horas curtindo o momento.
19. Restaurante Dolce Italia (dentro da vinícola Cave do Sol)
Um restaurante para os alunos do curso de gastronomia da UCS fazerem laboratório e testarem na prática as técnicas e conceitos aprendidos em sala de aula. Parece arriscado certo? Mas não tenham medo, a experiência é ótima e supervisionada por chefs formados. O lugar é lindo, bem decorado, com vista para o Vale dos Vinhedos, situado no último andar do prédio que abriga a vinícola Cave do Sol.
O restaurante trabalha com menu sequência de 4 pratos sendo entrada, 2 principais e sobremesa e é possível escolher entre as opções disponíveis no dia. Mas a experiência fica ainda melhor harmonizada. Se ainda tiver fôlego, no andar de baixo fica o wine bar da vinícola onde é possível fazer uma degustação dos rótulos.
20. Steicy Burger
Aquele garantido para qualquer hora. Um dos grandes diferenciais do Steicy é não chegar de tarde, sendo assim, você pode almoçar ou jantar a hora que quiser. No menu tem burgers – a especialidade da casa e, ao meio-dia, o menu de burgers ganha o reforço de alguns pratos executivos como a la minuta de entrecot e massa de queijos. Mas o que você não pode deixar de pedir quando for ao Steicy é a Pastrami Fries! Deliciosas de uma forma que não dá pra parar de comer e a duvida fica: repetir ou partir para o hamburguer? Nesse caso, deixamos a escolha com vocês!
21. Soul e outras histórias
Café fofinho com comidinhas gostosas e também loja de mesa posta. O único problema deste lugar é entrar pra tomar um cafezinho e sair cheia de sacolas na mão porque as louças são lindas e é praticamente uma Disneylândia para quem ama comprar utensílios pra casa. Imagina se não é exatamente o tipo de lugar que as Famintas não fazem a festa. Se tu é desse time, precisa conhecer. Mas tem mais: a proprietária também tem uma marca de velas e aromatizadores de ambiente para casa e os cheirinhos são maravilhosos. Super recomendamos! Enfim, um lugar para sair com tudo para a sua casa e ainda aproveitar bons cafés!
Esses foram nossas sugestões de restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves!
Então, já está na mão um roteiro gastrônomico bem variado de restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves. Não somente restaurantes, mas também cafés. Todos são ótimas opções para curtir a cidade em si, que cada vez mais oferece opções deliciosas!
Mas lembre-se que este roteiro foi produzido em janeiro de 2024 e pode sofrer alterações de menu dos restaurantes ou de horários de atendimento quando vocês forem visitar. Então sempre sugerimos entrar em contato com os locais para tirar suas dúvidas antes de se deslocarem.
Não deixe de interagir com a gente!
Então, gostou do conteúdo? Se está com viagem marcado para Bento Gonçalves e essa lista te ajudou não deixa de comentar aqui embaixo! Além disso, saiba que muitas experiências gastronômicas da Serra Gaúcha e de Bento Gonçalves também podem ser conferidas no nosso Instagram.
Aproveita e nos segue por lá também!
Gostou desse formato de listas com várias dicas de restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves? Então confere essas outras listas que preparamos para vocês tais como: 24 lugares para explorar no Menino Deus e essa com lugares na região da Zona Sul de Porto Alegre.