O roteiro turístico mais disputado na estação mais fria do ano fica na Serra Gaúcha. Além da expectativa da neve sempre presente no período, a cada ano Gramado reserva atrações imperdíveis para aquecer o inverno. Uma delas é a recém inaugurada Dunamis, que oferece cursos de degustação de vinhos e espumantes diariamente, oportunizando aos milhões de turistas fazerem uma viagem pelo mundo vitivinícola com produtos premiados em concursos internacionais.
Do wine bar à sala de degustações, a Dunamis criou ambientes que unem referências rústicas e contemporâneas, preservando a cultura milenar do vinho ao mesmo tempo em que mantém seu espírito jovem e leve. Às margens da RS-235, entre Gramado e Nova Petrópolis, a loja é um refúgio para os amantes de vinho. O espaço é parada obrigatória para os mais de seis milhões de turistas que passam por Gramado atraídos pelo frio, novas experiências e produtos de excelência.
Para ampliar a conexão dos visitantes com o mundo vitivinícola, a infraestrutura da sala de degustações cria experiências sensoriais capazes de revelar as características de vinhos e espumantes exclusivos, que expressam o melhor dos terroirs da Campanha e da Serra Gaúcha. A imersão começa com a apresentação da história e da filosofia da vinícola, baseada em elegância e jovialidade. No decorrer da degustação, o enólogo intercala momentos práticos e teóricos que despertam os sentidos dos participantes para reconhecer as singularidades dos vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes. “Proporcionamos degustações que vão além do paladar, pois apresentamos algumas das particularidades seguidas pela Dunamis que garantem a qualidade de produtos internacionalmente premiados”, garante o enólogo Vinícius Cercato. Um dos destaques da vinícola é o imponente Dunamis Tannat, eleito o melhor do Brasil na Avaliação Nacional de Vinhos de 2015, promovida pela Associação Brasileira de Enologia.
Uma dica é aproveitar para provar na taça o Dunamis Tannat, eleito o melhor da variedade no Brasil na Avaliação Nacional de Vinhos 2015 – maior degustação de vinhos de uma safra do mundo –, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). A sala integrada ao wine bar, com aconchegante lareira de ferro rodeada por sofás, é o cenário perfeito para tornar essas experiências ainda mais especiais. “Apostamos em ambientes intimistas para descomplicar o consumo de vinhos e espumantes, afinal, a melhor harmonização é uma boa conversa”, destaca o gerente geral da vinícola, Celso Gromowski.
Com a unidade de Gramado, a Dunamis incentiva o crescimento da cultura vitivinícola e a valorização dos vinhos brasileiros. Além de conhecer os diversos parques temáticos da Região das Hortênsias, os turistas podem visitar um ambiente planejado para ampliar os conhecimentos sobre vinhos e espumantes, especialmente com minicursos de degustação ministrados por profissionais especializados. “Para muitas pessoas, viajar é a melhor forma de aproveitar a vida. Estar na companhia de amigos, com uma ou duas taças de vinho, é uma boa dica para essa experiência ser completa”, reflete Cercato.