Colorado e suas cervejas frutadas

Cervejeiros fãs de sabores exóticos e cevas diferenciadas, essa é pra vocês! A Cervejaria Colorado acaba de lançar novos sabores para sua linha de cervejas frutadas, a Desiberne. Buscando a biodiversidade de frutas do país, a nova linha de cervejas frutadas é uma homenagem não só às “biodeliciosas” frutas, mas também, a personagens históricos, lendas e nomes científicos, que se tornaram os nomes dos rótulos. Entre as frutas utilizadas, as já conhecidas caju e graviola e uma que pouquíssimas pessoas provaram: a uvaia. Curioso, então dá uma olhada nas opções!

Trazendo um toque de brasilidade, água, malte, lúpulo e levedura ganham diversas releituras, inspiradas na diversidade de ingredientes que o Brasil possui.

Ao lançar as cervejas frutadas, a Colorado “desiberna” para uma questão de interesse nacional: as frutas brasileiras, representantes da biodiversidade do país, que são, praticamente, esquecidas e desperdiçadas. Um dos dados que surpreendeu foi que 30% das frutas nem chegam ao ponto de venda por causa de sua aparência fora de “padrão”**, e 92% das pessoas as consomem apenas in natura*, não aproveitando outras utilizações como receitas de geleias, sucos, bolos e até cervejas.

Entre as frutas usadas na nova linha de cervejas, apenas caju e graviola são conhecidas com amplitude no país, enquanto apenas 9% da população já experimentou uvaia, por exemplo*

As frutas usadas são todas fornecidas pelo Sítio do Bello, que cultiva frutas típicas do Brasil que não estejam disponíveis no mercado atualmente. A propriedade é localizada em Paraíbuna, interior de São Paulo e, às vezes, respeitando a localidade mais favorável ao plantio, contam com parceiros. Além de encontrar uvaia, grumixama, feijoa, araçá, baru, jenipapo, biribá, cambuci, cambucá, gabiroba, cereja-do-rio-grande, jaracatiá, pitanga e outras, nenhuma fruta é desperdiçada: o que não pode ser aproveitado in natura vira polpa e pode ser aproveitado de inúmeras maneiras.

Projeto social incentiva a valorização das frutas brasileiras
Para provar que não é só de aparências que se come a fruta, a Colorado convidou pessoas para terem uma outra visão das frutas. “O Sabor é Cego”, maior e mais colaborativa ação da Cervejaria Colorado, realizou um experimento social, no Armazém da Vila, em São Paulo. A pesquisa, realizada pelo Instituto Qualibest, demonstrou que as frutas mais conhecidas no país (90% dos respondentes) são banana, abacaxi, maçã. E outras frutas, originalmente brasileiras, foram provadas por uma pequena parcela da dos respondentes, como a amora-do-mato (33%), uvaia (9%), cereja-do-rio-verde (5%) e outras regionais – esses dados sobem ligeiramente quando analisamos por localidade, a uvaia, por exemplo, é conhecida por 22% dos respondentes do sudeste. Outra iniciativa que acompanha a ação é uma plataforma de crowfunding, no site Benfeitoria, e que vai apoiar três projetos que usam frutas: Maria Preta Jabuticaba (Campinas), Clube de Mães Maria de Nazaré (Amazônia) e Manacá Orgânicos (Rio de Janeiro). Os projetos estão abertos para financiamento coletivo usando a mecânica de o Matchfunding das doações, ou seja, para cada quantia arrecadada pelo projeto por meio do site www.benfeitoria.com.br/cervejariacolorado, a Colorado doará o mesmo valor. Esta é uma forma da marca contribuir para a valorização da biodiversidade dos ingredientes brasileiros e para a redução do desperdício.

Conheça as novas cervejas frutadas da Colorado

Nassau: Recife, 1600. Percebendo a importância do caju, Maurício de Nassau estabelece uma multa de 100 florins para quem derrubar um cajueiro. Ribeirão Preto, 2016. Percebendo que uma White IPA poderia muito bem ter um toque brasileiro, a Colorado lança a Nassau. A combinação de uma IPA com os maltes de trigo e o nosso caju. Cerveja clara e não filtrada, sabor marcante com amargor presente na medida. Teor alcoólico 5,8%vol.

Eugênia: A Uvaia é usada na Session IPA, uma fruta delicada por fora, mas que carrega uma marcante acidez por dentro. Desta mistura surgiu a Eugênia, nome científico da Uvaia.
Teor alcoólico: 4,50%.

Murica: Apaixonados pela miscigenação brasileira, casamos a maciez da Cream Ale com o agridoce da graviola, fruta que nasceu no Caribe e cresce no Brasil há mais de 500 anos. Tanto, que já tem até apelido: araticum, coração-de-rainha ou jaca-do-pará, mas o nome de batismo mesmo é Annona muricata. Assim nasceu a Murica, mais um fruto de nossa intimidade com o Brasil. Teor alcoólico 4,7%vol.

Rosália: Amora-do-mato, cereja-do-rio-grande e grumixama. Nativas da Mata Atlântica, assim como a inspiração para Rosália, que veio do nome científico de um dos apreciadores naturais desse trio: o mico-leão-dourado, ou Leontopithecus rosalia. De galho em galho, ele passa pela mata em busca das mais deliciosas frutas vermelhas brasileiras. Surgiu, assim, uma fruit beer ácida e com leve dulçor frutado.
Teor alcoólico: 4,50%.

*Fonte: Pesquisa Qualibest
** Fonte: Embrapa

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