Errou quem disse caipirinha, o café é o ganhador entre os brasileiros
Para comemorar o dia do café, na sexta-feira, dia 24 de maio, (sim o café tem um dia).
Foi realizada uma pesquisa que revela o café como a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Mas, por que será que bebemos tanto café, né? Aí vai a resposta: a pesquisa mostra que o brasileiro entende que o consumo de café está associado a dois momentos e motivações diferentes: funcional e social.
Vamos aos dados, segundo o levantamento, o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia! Quando questionado sobre o consumo de café torrado e moído, 49% dos entrevistados afirmaram que a bebida é capaz de proporcionar disposição e energia. Já em relação à categoria de cápsulas, por exemplo, o consumidor associa a momentos de relaxamento, prazer e socialização. Em relação ao tipo do café, cerca de 79% dos consumidores afirmam tomar torrado e moído com maior frequência, mas outros também despontam entre a preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel.
A pesquisa mostra 98% dos lares no Brasil, consomem café. Pode-se dizer que é uma das poucas categorias cujo consumo reflete o perfil da população brasileira. E ainda, podemos dividir o consumo da categoria em dois momentos: o início da relação com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais moderado, até o consumo mais intenso, a partir dos 40 anos. Na enquete, foram analisados o perfil de vários consumidores, a fim de entender seus hábitos de consumo, sendo ouvidos mais de 3,4 mil pessoas em todo Brasil.
A conclusão que se tem com o estudo é que é inegável a importância cultural do café. Tudo gira em torno de uma “xícara de café”. É uma bebida de papel social imprescindível em interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho.
E aí, aceita uma xícara de café?