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Em tempos de crise: como se reinventar e vender mais pelo Instagram

“Tem duas coisas que não mudam: as pessoas precisam comer e as pessoas precisam trabalhar”

Vivemos um cenário atípico em todo o mundo, devido a pandemia da COVID-19. O momento pede adaptações e se reinventar é preciso. Dentro do nosso ramo de food service e gastronomia, muitos negócios estão sofrendo financeiramente com o isolamento social e temendo o futuro incerto.

Se você ainda está pensando como o seu restaurante, café, padaria irá sobreviver a este momento, uma coisa é certa: não é cruzando os braços. Tudo na vida passa. E essa crise também irá passar. Muitos sairão dessa renovados, com ideias que foram tiradas do papel e até mesmo novos negócios. Um exemplo muito legal é do restaurante Canlis, em Seattle – um dos mais clássicos da cidade americana. Eles abriram mão da cozinha sofisticada e passaram a vender bagels, montaram um drive-thru e estão entregando marmitas. Entenderam o momento! Pois, como afirmou o proprietário Mark Canlis, “tem duas coisas que não mudam: as pessoas precisam comer e as pessoas precisam trabalhar”.

Mais que uma opção, uma ótima solução para minimizar os impactos de tudo que estamos enfrentando é agilizar uma operação de delivery, take away, entrega de insumos e experiências em casa. As pessoas estão confinadas e isso não significa que estão deixando de consumir e – principalmente, comer! Bem pelo contrário! Estão – muitas vezes – com preguiça de cozinhar em casa (ou simplesmente não sabem!) e estão super conectadas no celular. E uma forma de fazer seu negócio/solução para este momento conturbado chegar até seu público alvo é através do INSTAGRAM – a ferramenta indispensável para divulgar seu negócio online!

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas fundamentais para vender mais pela redes social:

Mais de 60 milhões de brasileiros estão conectados no instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia, respectivamente. Ou seja, um mercado gigante de potenciais clientes, então bora aprender dicas iniciais de como vender mais pelo Instagram?

  1. Perfil comercial

Verifique se o seu perfil está como “conta comercial”, pois só assim é possível acessar todos os recursos comerciais disponibilizados pela plataforma. Atente-se para os recursos disponíveis no Instagram, como stories, destaques, IGTV e loja. Todos eles são fundamentais para o seu negócio, e devem ser abastecidos com frequência com conteúdos relevantes para o seu público, ok?

  1. Botão de contato

Dê uma atenção especial para sua biografia e, principalmente, botão de contato! Para que os seus clientes consigam se comunicar com você com mais agilidade, inclua seu telefone (pq não o WhatsApp para facilitar a comunicação/venda?) e e-mail!

  1. SAC das mensagens diretas

Essa é a forma mais fácil – e eficaz – de conversas com seus seguidores. É muito importante que todas essas mensagens sejam respondidas. Muitas encomendas, pedidos de entrega, reservas rolam por ali.

  1. Planejamento de conteúdo

Não adianta postar por postar! É preciso conteúdo inteligente – para o público certo. Seja atraente (explore o lado food porn do seu business! É muito mais difícil atrair com fotos mal tiradas, tremidas, com resolução ruim!), atente-se ao português e possíveis erros de digitação e tenha periodicidade/frequência! Isso é MUITO IMPORTANTE!

  1. Instagram Stories

Essas publicações somem em 24 horas. Por isso, esse é o lugar perfeito para criar posts de bastidores, comunicados rápidos e entender a necessidade do cliente, através de enquetes e demais ferramentas que o app disponibiliza. No momento de COVID-19, que tal mostrar como o seu negócio está garantindo a higiene da equipe que segue trabalhando e das entregas que serão feitas? Divulgar alguma promo relâmpago? O prato do dia?

  1. Destaques

Se necessário, os stories podem ser salvos no perfil, através dos destaques. É super importante possuir destaques especiais com o cardápio, delivery, promoções, horários e como está o funcionamento, etc.

  1. Loja online

Sim! É possível vender até o PF do almoço via insta! Por isso, pode ser bem útil possuir uma loja no Facebook ou um catálogo de produtos no gerenciador de negócios integrados ao seu perfil no Instagram. Dessa forma, você marca o produto e os seus seguidores podem acessá-lo diretamente para compra online.

  1. Explore os anúncios direcionados

Através do Gerenciador de Negócios do FB é possível criar campanhas direcionadas para públicos específicos com diferentes tipos de objetivos: mais alcance da mensagem que deseja passar, maior engajamento, cliques no link, etc. Além de ajudar a alavancar seu perfil, é também a garantia de que o conteúdo chegará para a pessoa certa. Campanhas de anúncios são diferentes de posts patrocinados (o famoso botão “impulsionar”  que aparece embaixo da foto que você posta). Impulsionando, você acaba tendo resultados menos efetivos e investindo mais dinheiro.

Bueno, isso tudo já é um bom começo. E se você entende que agora é a hora de investir no meio digital, nós podemos ajudar. Saiba mais aqui: Famintas Agência de Comunicação.

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