Aprenda como fazer o clássico Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

0
1215
Crédito Foto: Murilo Folgosi

Que tal preparar um delicioso bolo de cenoura com chocolate para lanche da tarde? Esta receita é muito fácil de fazer, a massa fica super macia e ainda tem duas opções de cobertura pra você! Aos que são mais chegados num brigadeiro (como eu), teremos! E aos que preferem algo mais neutro, teremos tambémmmm! Impossível não ficar com água na boca!

Vamos lá! Você vai precisar de…

Para a massa:

270 g de cenoura limpa e descascada
200 ml de óleo de sua preferência
3 ovos
360 g de açúcar
240 g de farinha de trigo
8 g de fermento

Atenção!

O bolo de cenoura é bem fácil de abatumar, por conta da cenoura que deixa a massa bem pesada. Pra que ele cresça direitinho, fique lindo e fofinho, o segredo é pesar os ingredientes! Com as medidas exatas não tem o que possa dar errado.

Unte e enfarinhe a forma, em seguida bata as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados (para que a massa não fique com bolinhas). Misture tudo. Leve para assar a 180ºC por aproximadamente 1 hora, ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpinho de dentro do bolo.

Para a cobertura de brigadeiro:

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de achocolatado em pó (seja bem generoso)
1 e ½ de colher de sopa de manteiga sem sal

Em uma panela, leve os ingredientes ao fogo baixo (eu disse fogo baixo) e mexa sem parar. Eventualmente, passe uma espátula nas bordas da panela para que nada fique grudado nos cantinhos. Seu brigadeiro estará pronto quando você virar a panela de lado e a massa desgrudar totalmente do fundo, sem grudar nas bordas. Assim que ele estiver pronto, despeje sobre o bolo frio.

Para a cobertura de ganache:

170 g de chocolate meio amargo picado (da porcentagem que preferir)
17 g de glucose ou mel
100 g de manteiga sem sal

Coloque o chocolate picado dentro do processador, leve a glucose (ou mel) e a manteiga ao fogo até que derretam bem. Jogue por cima do chocolate. Cubra. Espere 3 minutos e processe até que a ganache fique lisa. Jogue por cima do bolo frio.

Rendimento: 8 fatias bem generosas (daquelas de vó)
Duração: 3 dias
Preparo: 20 minutos
Cozimento: 1 hora

E aí? Curtiu? Marca a gente lá no insta @famintas quando fizer o seu!

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil