Aurora lança suco de uva integral em nova embalagem

suco de uva aurora embalagem tetra

Bom para a saúde, para o meio ambiente e para o bolso. A Vinícola Aurora é líder nacional na elaboração e comercialização de suco de uva integral e a marca mais lembrada na categoria pelos varejistas brasileiros pela pesquisa da S/A Varejo. Hoje ela inova mais uma vez e surpreende o mercado com o lançamento do Suco de Uva Aurora Integral em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro, sendo a única empresa com este formato no país.

Outra novidade é o preço para o consumidor final. Por conta da jornada produtiva com a nova embalagem e a tecnologia envolvida no processamento e envase, o produto chegará mais barato. Sendo assim, ele custa em média 25% a menos que a garrafa de vidro de 1,5L. Portanto, com o lançamento, a cooperativa projeta um crescimento de 30% no volume de vendas até o fim do ano.

Feita com uva e nada mais, a bebida traz todas as características nutricionais, de sabor e qualidade da tradicional garrafa de vidro. Cada 1,5 litro de Aurora Suco Integral é elaborado exclusivamente com 2 quilos de uva, sem adição de água, de açúcar, de corantes e de espessantes. Também não é preparado com suco concentrado e nem leva suco de maçã em seu processo. O suco Aurora é 100% uva.

Além disso, o produto é certificado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Sendo assim, ele garante ao consumidor que os sucos da marca não usam nenhum produto de origem animal e que também não são testados em animais.

O enólogo Nauro Morbini, responsável técnico pela produção dos sucos Aurora, explica que devido ao modelo de envase asséptico da Tetra Pak®, que evita que o produto tenha contato com o ambiente externo e a proliferação de microorganismos, a caixinha tem como vantagem o aumento da vida útil do produto.

“A combinação do tratamento térmico, mais o envase asséptico e as seis camadas de proteção das caixinhas resultam em um produto sem nenhum tipo de bactéria ou esporo. Assim, antes de ser aberto, ele pode ficar por fora da geladeira por até 1 ano depois de produzido, mesmo sem o uso de conservantes. Essa tecnologia também favorece para que a bebida chegue com qualidade às populações mais distantes do nosso centro de produção, em Bento Gonçalves”, afirma Morbini.

Cerca de 95% dos 1,1 mil produtores cooperados da Vinícola Aurora cultivam e colhem manualmente as uvas Bordô, Isabel, Courderc, Concord, BRS e Seibel utilizadas para a elaboração do suco.

 

Sustentabilidade do envase à logística

O impacto positivo do novo Aurora Suco de Uva Integral em caixinha de 1,5 litro está diretamente ligado ao ecossistema social e ambiental. Envasada na unidade sustentável da empresa no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a nova embalagem possui mais de 70% de conteúdo renovável. Ela é desenvolvida com parte do plástico proveniente da cana-de-açúcar e com papel de florestas com certificação FSC™ (Forest Stewardship Council™). Portanto, isso garante um manejo responsável da matéria-prima.

Por ser focado numa economia circular de baixo carbono, o produto diminui em até 5 vezes a emissão de C0² e reduz o uso da água para limpeza e esterilização em 50%. Isto quando comparado com outros tipos de envase. Além disso, a caixinha asséptica tem uma representatividade muito pequena no peso total de cada unidade (apenas 3,5% no peso bruto. Além de ter uma melhor composição de carga na hora do transporte, proporcionando uma eficiência logística de 30% quando comparado com o vidro.

O diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, avalia:

“Estamos sempre em busca de melhorias para o nosso portfólio e de soluções para problemas ambientais. O Aurora Suco de Uva Integral em embalagem cartonada é feito com recursos renováveis, tem uma logística eficiente, tem qualidade protegida, é saudável, tem melhor exposição na prateleira e é fácil de dobrar e descartar”

Além do suco de uva em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro e 200ml, a Aurora disponibiliza a bebida em garrafas de vidro de 1,5 litro, 1 litro, 500ml e 300ml. A vinícola também foi pioneira no Brasil na versão gaseificada do suco de uva. Tal bebida tem todos os atributos do suco integral. Mas ela é levemente gaseificado e comercializado em garrafa de vidro de 275ml e em lata de 269ml. Além disso, ainda neste ano, vai ter a versão de suco branco integral gaseificado em lata.

O que os consumidores buscam?

O consumo de itens com impacto positivo vem crescendo no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre entre abril de 2021 e março de 2022, o número de compradores de produtos que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis e que tenham benefícios ambientais e sociais cresceu 32%. Na América Latina, alimentos e bebidas com impacto positivo foi a terceira categoria mais vendida, com alta de 235%.

A composição e qualidade dos produtos são fatores que levam a maior valorização na hora da aquisição. De acordo o levantamento do Mercado Livre, 12% preferem produtos com embalagens feitas com materiais recicláveis e 10% feitos com componentes orgânicos ou agroecológico. O mesmo estudo identificou que nove entre 10 usuários concordam que a “situação ambiental é muito preocupante”.

Quer conferir mais notícias da serra, então acessa aqui! 

Compartilhe:

MAIS LIDOS