Os chás vêm sendo utilizados no tratamento e prevenção de doenças há milênios. O motivo para isso é que além de ser um método natural, as diferentes variedades da bebida possuem potenciais terapêuticos muito abrangentes. A seguir, vamos falar de cinco tipos de chás que são grandes aliados no combate de um dos males do século: a insônia.
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, as causas mais comuns de insônia incluem dor, uso de medicamentos, estresse, ansiedade e depressão. Ou seja, estão muito vinculadas ao estilo de vida contemporâneo. Além disso, a privação de sono é prejudicial porque pode levar a sentimentos intensificados de nervosismo, irritabilidade e inquietação.
Do mesmo modo, uma rotina de sono satisfatória está associada à melhor qualidade de vida, o que inclui ter bons hábitos cotidianos de alimentação e hidratação. Dentre eles: evitar excesso de cafés, alguns tipos de chá (preto, verde) e chocolates por conterem cafeína, assim como álcool à noite, já que as desvantagens incluem ir ao banheiro e interrupções nos estágios mais profundos do sono.
Por outro lado, há bebidas e alimentos que contribuem para uma melhor rotina de sono. Curiosa para saber quais são os chás para insônia? Considere estas 5 ervas terapêuticas abaixo como grandes aliadas na hora do seu descanso:
Chá de Camomila
O chá de camomila é uma erva suave que tem sido amplamente utilizada para tratar doenças e sintomas como insônia, depressão, estresse e ansiedade. A camomila é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante, uma vez que se liga aos receptores GABA no cérebro. É possível utilizá-la das seguintes maneiras:
• Flores de camomila secas para fazer chá em infusão
• Saquinhos de chá preparados e vendidos
• Óleo essencial
• Tintura
Chá de Valeriana
Com o nome científico Valeriana officinalis, a valeriana tem sido muito utilizada em chás para tratar a insônia. Além de ser um método natural que contribui com a melhoria do sono, promove relaxamento e reduz a ansiedade. A raiz de valeriana contém vários compostos que incluem ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono. Estes ativos também têm recebido atenção por sua interação com o ácido gama-aminobutírico (GABA), um mensageiro químico que ajuda a regular os impulsos nervosos no cérebro.
Chá de Passiflora
O chá de passiflora é proveniente das folhas secas do maracujá. Também conhecida como Passiflora Incarnata, é um sedativo à base de plantas utilizado para o tratamento da ansiedade e popular auxiliar nos distúrbios do sono. Estudos sugerem que o chá atua aumentando o ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. GABA é um aminoácido que reduz a atividade no sistema nervoso central. Isso resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono, diminui ansiedade, depressão e estresse.
Chá de Lavanda
Poucas pessoas sabem, mas é possível utilizar a lavanda em forma de chá para obter uma rotina noturna mais relaxante e auxiliar nos tratamentos da insônia e da depressão. Você pode usar lavanda das seguintes maneiras:
• Coloque algumas gotas de óleo essencial a um difusor em seu quarto
• Massageie óleo essencial na testa, mãos e em volta do nariz
• Adicione algumas gotas de óleo essencial em seu travesseiro
• Use lavanda seca para fazer chá
Chá de Erva-cidreira
Também conhecida como Melissa officinalis, a erva-cidreira é um membro da família da hortelã e tem um cheiro ligeiramente adocicado e cítrico. As formas mais comuns da erva são o chá e o óleo essencial. Historicamente tem sido usada como um medicamento antiviral, antibacteriano e para alívio dos sintomas de ansiedade, depressão, insônia, melhora do humor, função cognitiva e da qualidade do sono.
Como preparar seus chás para insônia:
Ingredientes:
• 1 colher de sopa da erva (em média 5g) ou um saquinho de chá
• 1 xícara (250ml) de água quente
Preparo: Esquente a água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque a erva, feche a caneca e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida.
Dosagem: Beba uma xícara (250ml) a noite 30 minutos antes de deitar-se
Sobre a autora:
Adriana Stavro – Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta
Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein – Mestranda do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo