No dia 12 de outubro, quarta-feira, o A Ferro e Fogo, evento fixo do Parador Hampel em São Francisco de Paula, vai ressignificar a relação entre o alimento, o fogo e o espetáculo, com sua nova e curiosa forma de assar. Ou seja, o fogo de chão vai ser substituído por uma modalidade onde chamas são elevadas e ganham protagonismo na construção da cena.
Lançada em agosto na Churrascada em São Paulo, um dos maiores eventos de fogo do mundo, a Gaiola das Loucas é uma estrutura de três toneladas de ferro, que literalmente faz com que as chamas flutuem, elevando o alimento e o fogo para a linha do horizonte de quem assiste. O chef Marcos Livi, mentor do Grupo Bah (empreendimento gastronômico que engloba oito casas em São Paulo e uma no Sul, o Parador Hampel), conta que a inspiração surgiu observando uma luminária em um posto de gasolina na estrada. “Estava levando meus filhos para um voo livre de aves em Teresópolis, no Rio de Janeiro. No caminho, paramos em um posto de gasolina e uma luminária que havia na loja de conveniências foi minha referência”, conta o chef. Sendo assim, o objetivo da estrutura, de acordo com Livi, é fazer o fogo flutuar.
A gaiola
Operar uma estrutura como a Gaiola exige um tipo de coreografia entre os cozinheiros, as catracas e os cabos de aço, que modulam a altura dos alimentos e do próprio do fogo. Ou seja, três toneladas de ferro, 30 catracas, 20 gaiolas, 20 cestos de fogo, dimensionam a magnitude da engenhoca inventada por Livi. Mas isso não é tudo. Na Churrascada, a estação trouxe o osso como protagonista. Defensor do consumo integral dos animais abatidos, Marcos, através do conceito “A vida é osso”, propõe dar o mesmo destaque a carnes e especiarias tidas como “não-nobres”, promovendo uma consciência e reavaliação de consumo.
Além disso, a atração visual e gastronômica da Gaiola das Loucas, reuniu curiosos e especialistas no mundo do fogo, como o americano Tuff Stone, que acumula seis vitórias no campeonato mundial da BBQ. Sendo assim, entusiasmado com o espetáculo e os sabores de cada preparo, Tuff declarou que a estrutura causou uma verdadeira explosão de ideias em sua mente. Em uma publicação do Instagram, o campeão de BBQ escreveu ao chef Marcos Livi:
“Eu tive um profundo impacto em mim, que vai me inspirar a cavar mais profundo em cozinhar com fogo. Ele não é apenas um grande chef, mas um artista. Marcos faz cozinhar com fogo como ir ao teatro, mas os resultados finais (a comida) são sublimes”
A Ferro e Fogo no Parador Hampel
Evento fixo no Parador Hampel, o FF, como também é conhecido, teve início em 2015, com edições itinerantes em São Paulo. Após a aquisição da propriedade em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, pelo GRUPO BAH, o projeto ganhou residência fixa, com edições semanais todos os domingos, promovendo ao redor do fogo mais do que uma experiência gastronômica: uma grande celebração e intercâmbio cultural com chefs e visitantes oriundos de todas as partes do Brasil e do mundo.
Sendo assim, nos 5 anos de atividade, já aconteceram mais de 250 edições do A Ferro e Fogo, alcançando um público superior a 400 mil pessoas. Através do projeto, Marcos Livi já lançou diversas peças autorais que modificaram a relação entre o fogo e o alimento: em 2017 o arquivo, técnica de assar muito versátil, onde é possível assar, grelhar e defumar, no mesmo ano também foi desenvolvido o arco de costela.
Por outro lado, em 2018, no evento brasa na mesa que ocorreu no Memorial da América Latina em São Paulo, foram desenvolvidos os andaimes, com a participação de Francis Mallmann. No ano de 2019, foi lançado o Carrossel, onde já se assou vegetais, legumes, aves e outros tipos de proteína. Porém nos dois anos seguintes, 2020 e 2021 por conta da pandemia não houve o lançamento de nenhuma peça, a retomada vem em 2022 com a Gaiola das Louas. “Tudo que foi lançado até então vai fazer parte da nossa galeria do A Ferro e Fogo”, comunica Marcos.
As peças estarão em um circuito para visitas e ministração de cursos no Parador Hampel, os clientes vão poder até encomendar algumas delas para ter em casa e preparar seu próprio assado. Livi enfatiza:
“É uma forma da gente compartilhar o conhecimento e também dar um novo significado a cada uma dessas invenções que fizeram parte da história do A Ferro e Fogo”
Além disso, todo ano, no dia 12 de outubro, o chef vai lançar uma nova configuração para trabalhar o fogo. Ela será exclusiva pelo período de um ano, sempre tendo o fogo como protagonista e sendo adaptado para o preparo para qualquer proteína ou insumo. As referências para uma próxima coleção já encontram terreno fértil na mente inquieta de Marcos Livi. “Fiz uma visita ao museu de ciência e tecnologia da PUC, e saí com algumas ideias. Em 2024 aguardem Da Vinci”, brinca o chef.
Marcos Livi
Chef gaúcho radicado em São Paulo há 30 anos, apaixonado pelo fogo e através dele ressignificando a gastronomia do sul. Além disso, ele é mentor do GRUPO BAH, que atualmente comporta os seguintes empreendimentos: Verissimo, Quintana, Bioma Pampa, Officina, Napoli Centrale, C6 Burger, Distrito Urbano, Brique, Anita e Parador Hampel.
Marcos ainda é criador do evento A Ferro e Fogo no Parador Hampel. Tal evento promove semanalmente uma celebração ao redor do fogo, conexão entre pessoas e intercâmbio cultural entre o público e chefs convidados do Brasil e do mundo. Além disso, tem o projeto Foggo Conecta que expressa bem este intercâmbio entre culturas e saberes ao redor das chamas, coordenado por Livi.
O contato com a cozinha começou ainda aos dez anos, acompanhando e participando dos bastidores do negócio da família: um ‘trailer’ de lanches conhecido como Xis da Dona Laura em São Francisco de Paula. Desde então são 40 anos de experiência profissional com intensa atuação no setor de eventos, entretenimento, economia criativa e hotelaria. Além disso, tem o empreendimento Parador Hampel. Ele oferece ao público uma experiência multissensorial em meio a natureza com uma intensa programação de atrações e cardápios especiais. Como por exemplo, o Floresta Negra, menu alemão do Hampel.
Serviço:
O que?
Lançamento da Gaiola das Loucas – Uma Nova Forma de Assar
Quando?
Quarta, 12 de outubro de 2022, feriado, das 10h às 17h.
Onde?
Parador Hampel, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Endereço: Rua Boca da Serra, 445 – Indianópolis, São Francisco de Paula – RS, 95400-000
Como participar?
Através de reserva feita no whatsapp do Parador Hampel, através do telefone:
(54) 9692 – 9717
Investimento:
Adulto: R$ 198,00 + 10% de taxa de serviço;
Crianças de 7 à 12 anos: R$ 99,00 + 10% de taxa de serviço;
Crianças até 6 anos não pagam;
O ingresso dá acesso a todas as experiências na natureza oferecidas pelo Parador Hampel (trilhas, cachoeiras, lago, e mais de 20 hectares de propriedade com mata nativa preservada).
Mesa de boas-vindas com choripan e caldos da estação acompanhados de cachaça artesanal;
Estação salada e tostados, com legumes e verduras frescas;
Carnes: costelão bovino assado lentamente na lenha por 8 horas, costela suína com bbq de goiabada no pit smoker, cordeiro orgânico e frango ballotine;
Pratos quentes servidos no fogão campeiro como feijão, moranga caramelada, batata doce, aipim e polenta;
Sobremesas: compotas, panquecas e frutas caramelizadas;
O ingresso ainda proporciona bebidas não alcoólicas (água, suco, refrigerantes) e chopp artesanal.
Quer ficar por dentro de outros eventos na Serra Gaúcha? Então, só acessar aqui!