Com menu vegano à la carte, restaurante Vê abre para o jantar

0
1183
Crédito Foto: Divulgação

Cardápio traz versões 100% vegetais para clássicos da gastronomia como paella e arroz thai

O Vê, tradicional restaurante vegano da Capital, agora abre para o jantar, servindo cardápio à la carte das 19h às 22h30min. O menu, criado pela chef e nutricionista Maria Julia Rosa, é inspirado na culinária internacional e apresenta versões 100% vegetais para clássicos da gastronomia espanhola, tailandesa e norte-americana. São cerca de 20 opções divididas em entradas, saladas, pratos principais, sobremesas e acompanhamentos.

Criado em 2014, o Vê é o primeiro restaurante vegano em sistema de buffet a operar em Porto Alegre, e surgiu inspirado em modelos de negócio que aliam saúde, ecologia e sustentabilidade. “Há um constante crescimento do público consumidor que busca diminuir o consumo de carne, leite e ovos, por exemplo. Isso se deve a diferentes razões, que vão desde a preocupação com o meio ambiente até a própria saúde. Inclusive, boa parte dos nossos clientes são pessoas que ainda comem proteína animal, mas que estão dispostos a ampliar a dieta incluindo pratos feitos à base de vegetais”, afirma Maria Julia rosa, que também é a proprietária da casa.

Tendências ao abandono de alimentos de origem animal têm se intensificado no Brasil. De acordo com dados do Ibope Inteligência de 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana, dado que aponta um crescimento de 75% em relação a mesma pesquisa realizada em 2012, quando apenas 8% dos entrevistados se declararam vegetarianos.

Cardápio inspirado na culinária mundial

O cardápio à la carte do Vê, também assinado pela nutricionista Betina Goettems, aposta em versões vegetais de clássicos da gastronomia mundial. Entre as opções estão a Paella, que traz entre seus ingredientes cogumelos shitake e eryngui, pimentões, tofu defumado, alga nori e açafrão-da-terra; o Arroz Thai, que é servido na casca do abacaxi com castanha de caju, pimenta dedo de moça, amendoim torrado, shoyu e curry; o Talharim Alfredo, com molho branco de castanha de caju com ervilhas e cogumelos refogados no shoyu, e o Mac’No’Chesse, macarrão ao molho de queijo vegano que brinca com o tradicional prato norte-americano.

No cardápio de sobremesas se encontram versões veganas para iguarias conhecidas, como o Vêgateau, um bolo cremoso de chocolate com morangos e calda de chocolate que recebe como cobertura um picolé de leite condensado de coco; a Pie Cup de Limão, mousse de limão com castanha de caju e passas brancas servida em base crocante de tâmaras e castanhas, e a Banoffee Cup, tortinha com doce de leite de coco, banana flambada na cachaça envelhecida, farofa de paçoca e canela.

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil