Comida de buffet é saudável?

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A dúvida sempre bate a porta: Comida de restaurante buffet pode ser saudável? A nossa colaboradora, a nutricionista Júlia Lorenzon esclarece e dá dicas de como montar pratos cheios de saúde sem precisar abrir mão do almoço que é o mais prático para quem trabalha e precisa fazer um pit stop rápido! Aproveitem as dicas.

Dicas para comer com saúde em restaurantes tipo buffet por Júlia Lorenzon

Os restaurantes tipo buffet são a opção para muitas pessoas que trabalham fora e almoçam diariamente na rua. Em meus atendimentos clínicos percebo que, em geral, as pessoas têm grande dificuldade em montar um prato saudável, já que ficam tentadas por preparações engordativas.

Para auxiliar você a fazer melhores escolhas, seguem algumas dicas:

1º – Observe todo o buffet antes mesmo de entrar na fila e faça suas escolhas. Isto evita aquela história de “pegar um pouco de tudo”;

2º – Invista no consumo de salada! Coloque no prato pelo menos 4 variedades de verduras e legumes. Tempere-os com azeite de oliva extravirgem (na quantidade de 1 colher de sopa), vinagres e/ou limão;

3º – Fique atento! Milho, ervilha, ovos de codorna, croûtons e outros acompanhamentos que comumente são apresentados junto às saladas, não devem ser servidos à vontade. Estes excessos podem aumentar consideravelmente as calorias totais da refeição;

4º – Opte por uma fonte de carboidratos (arroz integral, batata refogada, macarrão ao molho sugo), uma fonte de proteína vegetal (feijão, lentilha, salada de grão de bico) e uma fonte de proteína (bife bovino, filé de frango grelhado, peixe assado);

5º – Evite as frituras ao máximo! Muitos restaurantes reutilizam o óleo de cozinha excessivamente. Nesta condição o óleo produz elementos tóxicos capazes que causar doenças;

6º – Além das frituras, evite outras preparações ricas em gorduras! Macarrão aos quatro queijos, lasanha, estrogonofe, frango ao molho branco, feijoada e preparações adicionadas de bacon e linguiça, são exemplos destas preparações;

7º – Evite ingerir bebida junto à refeição! Caso tenha dificuldade em mudar este hábito, consuma 1 copo de água com gotinhas de limão;

8º – Evite consumir sobremesa! O açúcar presente nestas preparações é rico em “calorias vazias” que não oferecem nenhum benefício ao nosso corpo, apenas calorias extras que podem resultar em aumento de peso. Reserve o consumo de sobremesa para ocasiões especiais!

9º – Caso sinta vontade de comer “um docinho” após a refeição, opte por 1 fruta em substituição à sobremesa.

Por fim, procure almoçar em restaurantes que ofereçam um ambiente tranquilo e – caso almoce acompanhado – na companhia de pessoas agradáveis. Aprecie cada um dos alimentos, mastigando devagar.

Bon appétit!

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