Dia da Moqueca: aprenda a versão com Banana da Terra

0
72
Moqueca de Banana da Terra. Crédito Foto: Divulgação
Moqueca de Banana da Terra. Crédito Foto: Divulgação

Dia 30 de setembro marca o Dia da Moqueca. Para comemorar, preparamos uma receita de moqueca de banana da terra, que é vegana!

Nós adoramos uma data comemorativa, principalmente de comida: já falamos do Dia da Cachaça, Dia do Sorvete… e 30 de setembro é, nada mais, nada menos, que Dia da Moqueca! Quem instituiu essa celebração foi o estado do Espírito Santo, já que é um prato típico capixaba. Maaaas também rola uma versão baiana, que leva dendê e leite de coco.

Para come(r)morar a data, segue essa receita de moqueca de banana da terra, uma das maneiras deliciosas de fazer o prato. Ps: é vegana!

Moqueca de banana da terra
Ingredientes:
3 unidades banana da terra madura
750 ml leite de coco caseiro ou industrializado
2 a 3 colher sopa azeite de dendê
1 colher sopa azeite de oliva
2 unidades cebola roxa ou branca
2 unidades tomate
1 unidade pimentão amarelo
1 unidade pimentão vermelho
1 unidade limão
2 dentes alho
3 colher sopa cheiro verde
3 colher sopa coentro
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Descascar a banana e fazer tiras do tamanho e grossura que desejar. Colocar em um refratário com alho espremido, limão, sal, tempero verde e pimenta a gosto. 

Cortar a cebola, tomate e pimentões em rodelas. Em uma panela, grelhar 1/4 da cebola no azeite de oliva até que esteja dourada. Deslizar o fogo e fazer uma camada de tomate, em seguida de pimentão, cebola e por mim a banana. Repetir mais uma vez. 

Adicionar o leite de coco, o azeite de dendê e sal. Ligar o fogo em temperatura baixa e cozinhar por cerca de 50 minutos, ou até que os ingredientes estejam bem cozidos e incorporados ao molho. Caso o molho esteja líquido, dissolver 1 colher de sopa de farinha de mandioca com um pouco de água e adicionar na moqueca para engrossar. Finalizar com coentro.

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil