Harmonização de hambúrguer com vinho, sabe fazer?

0
43
Dia do Hambúrguer
Dia do Hambúrguer, 28 de maio

Para o combo dia do burger + friozinho, a especialista de vinhos Paula Daidone nos ensina como encontrar o vinho ideal para seu hambúrguer preferido, eba!!

O hambúrguer coleciona apaixonados mundo a fora. Inclusive nosotras!! Por conta de sua fama, ganhou uma data só para ele: 28 de maio. Nesse dia, o mundo inteiro celebra comendo hambúrguer, é claro. Mas que tal inovar e experimentar seu hambúrguer harmonizado com um vinho?

Por mais inusitado que pareça, o hambúrguer é uma receita que combina perfeitamente com a bebida. “O hambúrguer transcendeu. Deixou de ser comida de fast-food para se tornar uma receita refinada. Hoje, figura entre opções em restaurantes sofisticados mundo afora. É injusto não levamos em conta a bebida que irá acompanhar o prato”, afirma a especialista em vinhos Paula Daidone.

De acordo com Paula, existe um estilo de vinho ideal para cada tipo de hambúrguer. Desde os clássicos com carne de vaca até os novos plant-based. “Para fazer uma harmonização perfeita, devemos levar em consideração o ingrediente utilizado para a elaboração do hambúrguer”, explica a especialista.

Quando falamos da receita tradicional, que leva carne bovina com pelo menos 25% de gordura, o par ideal é um vinho tinto médio ou encorpado. O vinho tinto possui taninos que agem como um “limpador” da gordura proveniente da proteína animal. Ou seja, ele ajuda a secar aquela untuosidade deixada pela gordura. O tanino limpa a boca e neutraliza o paladar, preparando a boca para a segunda mordida.

Entre as sugestões de uvas, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah. “Particularmente, eu gosto muito da uva Syrah ou Shiraz para acompanhar um hambúrguer. Ela tem aromas que lembram pimenta do reino e isso combina muito com o tempero da carne. Inclusive, essa é minha dica para intensificar a experiência, escolher vinhos com aromas semelhantes à receita”, revela Paula Daidone.

Hambúrgueres de frango e peixe, que normalmente são fritos, pedem por um vinho branco com acidez elevada. As uvas Alvarinho, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc são excelentes opções. Os vegetarianos transitam entre os brancos e tintos. A escolha varia de acordo com a intensidade e peso do ingrediente usado como base.

Legumes e vegetais de sabor mais leve, como couve-flor, cenoura, brócolis, e tofu, vão bem com vinho branco como Riesling, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Essa também é a melhor escolha para os grãos, como lentilha e grão de bico. Já preparações com ingredientes mais terrosos ou com sabor mais marcante, como berinjela e cogumelos, e os plant-based, aceitam um tinto leve, como Pinot Noir, Grenache, Tempranillo.

Bueno, com todas essas dicas, ficou fácil curtir um vinhozinho na hora do burger, né? Adoramos!

Compartilhe: