Dia Internacional do Café: seis cafés que você precisa conhecer em Porto Alegre

0
90
café
Dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Café

Para celebrar o Dia Internacional do Café, bebida essencial do nosso dia a dia e queridíssima dos nossos coraçõezinhos, preparamos uma lista com seis cafés muito bons que você precisa conhecer em Porto Alegre! Confira!

Então, coffee lovers! O dia só começa depois do café, certo? Só que, para chegar até a nossa mesa, o café passa por um longo processo de produção, desde sua plantação até a colheita, torra, moagem e preparo. Enfim, são várias etapas nessa jornada que conta com váárias pessoas trabalhando para que o nosso querido cafezinho chegue na caneca.

Foi pensando em celebrar e reconhecer todas essas pessoas que trabalham no setor cafeeiro – do agricultor até o barista e o dono da cafeteria – que a Organização Internacional do Café instituiu o dia 1º de outubro como Dia Internacional do Café. Além disso, eles também atuam visando melhorar a qualidade de trabalho dos agricultores da área.

São mais ou menos 3 BILHÕES de xícaras de café consumidas todos os dias no mundo, acredita? Então, um viva para todo mundo que trabalha duro para criar e servir essa bebida que tanto amamos! Para comemorar: nosso guia com seis cafés que adoramos visitar aqui em Porto Alegre.

Valkiria Café
Um dos nossos preferidos! Como eles próprios dizem, o Valkiria Café foi criado para conectar pessoas e movimentar a economia criativa dos lugares onde está. Funcionando desde 2014, a cafeteria conta hoje com três unidades. A mais recente, inaugurada em 2019, fica no subsolo do Farol Santander. E o mais legal: dentro do cofre do antigo Banco Nacional do Comércio! O lugar é lindo! 

No cardápio, diversas opções de cafés especiais e comidinhas deliciosas, entre salgados e doces. Tudo por lá é lindo e delicioso, especialmente os cafés com borda de Nutella! Nham! A decoração também é muito legal – cada unidade tem seu estilo, mantendo a cara da marca, numa pegada meio industrial. Vale a vista em cada unidade!

Valkiria
Valkiria no Cofre. Crédito Foto: Divulgação

Valkiria
Rua 7 de Setembro, 1028 (Farol Santander), Centro Histórico
De terça a sábado, das 10h às 19h e domingos das 11h às 18h
Av. Carlos Gomes, 604, Auxiliadora
De segunda a sexta, das 8h às 19h30 e sábados das 9h30 às 19h30
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 (Área 51), Petrópolis
De segunda a sexta, das 9h às 19h30 e sábados das 14h às 19h30
@valkiriacafe

Agridoce
Um dos cafés mais queridinhos dos porto alegrenses, conhecido pelas suas enormes filas de espera, o Agridoce é um MIMO. O lugar, que foi aumentando aos poucos, é uma antiga casa na Cidade Baixa e conta com uma decoração sem igual. Parecendo uma casa de vó com toques surrealistas, cada sala possui suas próprias características. Por todo lado: livros, móveis retrô, cores, retratos e muita arte. 

Mas, claro, o café também conta com um cardápio super saboroso. São várias comidinhas como scones, tortas e muffins, além de sanduíches, drinks e, claro, a bebida principal: o café, que é oferecido em diferentes preparos, como prensa francesa e aeropress. Eles têm opções sem glúten, sem lactose e veganas. O café, por exemplo, pode ser preparado com leite de coco. Se você ainda não conhece, corra!

Agridoce Café
Agridoce Café. Crédito Foto: Divulgação

Agridoce
Rua Sarmento Leite, 1024, Cidade Baixa
De terça a domingo, das 11h às 22h
@agridocecafe

William & Sons Coffee Company

William & Sons
William & Sons. Crédito Foto: Divulgação

Se existe algum lugar em Porto Alegre que valoriza por completo o processo de produção do café, esse lugar é a William & Sons. Fundado em 2013 por um americano apaixonado por café, o local é uma boutique cafeteria e micro torrefação de cafés especiais. Sim, o café é torrado lá mesmo! Além de elaborar torras que destacam a bebida, a William & Sons foca em valorizar o produtor e cuidar do processo desde a semente até a xícara.

O resultado são cafés incríveis, preparados por diversos métodos. Além disso, o lugar é um espetáculo à parte. Com um design simples totalmente focado no café e na sua produção, a casa possui sofás e mesas altas, com uma iluminação mais baixa que é ótima para trabalhar. Dá para levar o notebook e passar a tarde por lá. No cardápio, o foco é a bebida, com poucas, mas deliciosas, opções para comer. Tem que ir!

William & Sons Coffee Company
Rua Pedro Ivo, 492, Mont’Serrat
De terça a sábado, das 13h às 19h30
@williamsonscoffee

Love it
Esse café é simplesmente uma fofura! Junto à uma loja de decoração, a cafeteria Love it é cheia de detalhes. Com móveis e objetos de decoração bem coloridos, é um prato cheio para os olhos e super instagramável. No fundo, um jardim muito fofo com uma decoração bem romântica.

Para beber e comer, as opções são bastante variadas. Eles servem almoço, doces, pizzas e diversos tipos de drinks e sucos, além dos cafés, claro. O local também pode ser locado para pequenos eventos, até casamento!

Love it
Love it. Crédito Foto: Divulgação

Love it
Av. Mariland, 884, Auxiliadora
De segunda a sábado, das 10h às 18h
@loja_loveit

Café República

Café República
Café República. Crédito Foto: Divulgação

Em meio às várias opções para tomar um cafezinho na CB, uma especial: o Café República. Desde 2016 na nova sede, um lindo casarão na rua que dá nome à casa, o espaço é uma combinação perfeita entre design descolado e aconchego. Ótimo para ir com os amigos ou trabalhar, nos finais de semana o café geralmente tem fila – afinal, foi eleito o melhor café de Porto Alegre (Veja Comer e Beber 2018/2019).

Os cafés servidos na cafeteria, de ótima qualidade, possuem diferentes moagens, pontos de torra e métodos de extração. Várias opções de lanches e outras bebidas também fazem parte do cardápio. Além disso, o Café República conta com uma lojinha e é um ótimo lugar para quem quer aprender mais sobre café. Adoramos!

Café República CUP
Rua da República, 358, Cidade Baixa
De segunda a sábado, das 9h às 20h e domingos e feriados, das 12h às 20h
@caferepublica

Café & Prosa
Um lugar especial para quem quer fugir um pouco da correria da cidade grande e respirar um ar puro. O Café & Prosa fica dentro da Floricultura Winge, na Zona Sul e é simplesmente belíssimo. A casinha rústica super antiga fica em meio à natureza, rodeada pelas árvores, flores e plantas da floricultura. A decoração é linda e a visita é um verdadeiro respiro.

Não só uma ótima opção para desacelerar e curtir um pouco o verde, o Café & Prosa possui também um cardápio maravilhoso, que vale a pena por si só. Com opções de café da manhã, lanches e almoços, o destaque vai para os doces: um mais lindo e saboroso que o outro! Vá sem pressa e aproveite cada detalhe.

Café & Prosa
Café & Prosa. Crédito Foto: Divulgação

Café & Prosa
Rua Dr. Mário Totta, 963, Tristeza
Segundas das 12h às 18h, de terça a sexta das 10h às 18h
Sábados e domingo, das 9h30 às 18h
@cafeeprosazs

Não foi nada fácil montar essa lista só com seis cafés em Porto Alegre, mas foi delicioso. 🙂 Agora é a sua vez! Quais cafeterias da cidade que você mais gosta?

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil