Especial Sexta-feira Santa Dionisia – Vinho e bacalhau: combinação perfeita.
E é isso que promete o Dionisia Restaurante VinhoBar, que traz uma variação de uma receita clássica pensada especialmente para esta data. Então, o bacalhau à Brás (R$ 85), uma das refeições mais populares em Portugal, ganha uma versão especial que agrega também batata noisette.
O prato, concebido a quatro mãos pelos chefs Felipe di Sicca e Flávio Amarante, é perfeito para ‘brincar’ de harmonizar, fazendo uma bela dupla com diversos estilos de vinhos, desde espumantes a tintos leves, passando por diferentes tipos de brancos.
Então, deixamos duas dicas, o branco Covela, um Alvarinho português da região do Minho que tem um toque mineral perfeito para um prato como este; e um rosé de Pinot Noir da Serra Gaúcha, o Parole, da vinícola Don Affonso, mais delicado e sutil, ideal para deixar o bacalhau se destacar.
Serviço:
Dionisia Restaurante VinhoBar
Rua Padre Chagas, 314
Bairro Moinhos de Vento
Reservas pelas redes sociais
@dionisiavinhobar
Sobre Dionisia
Dionisia Restaurante VinhoBar é o mais premiado Vinho Bar da Região Sul. Uma casa que tem como um de seus principais atrativos 64 rótulos de vinhos oferecidos em torneiras, em sistema de auto atendimento. Então, logo ao chegar, o cliente se identifica e recebe um cartão que utiliza nas máquinas durante todo o tempo.
A casa se caracteriza pela pluralidade de vinhos, são diferentes tipos, estilos, países e terroirs, divididos nas máquinas por intensidade, para fazer com que cada um se sinta “viajando” por diversas regiões do vinho no mundo. Mas o Brasil está muito presente, sempre com mais de uma região em destaque.
Cada torneira possibilita a escolha de três diferentes doses – de 30ml, 75ml ou 125 ml. A sugestão é sempre iniciar pelas doses de 30ml, até descobrir seu paladar, seu vinho predileto ou aquele que mais harmoniza com o prato escolhido. Atualmente a dose inicial mais barata está ao preço de R$ 9.
Sobre o menu, são diversas possibilidades: no Almoço Executivo, de segunda a sábado, há pratos tradicionais do dia-a-dia, como Picadinho e Parmegiana, e também mais contemporâneos e autorais, como Tilápia grelhada com purê de banana, salada de quiabo com milho e farofa crocante. O cardápio principal da casa transita entre o clássico e o moderno: Steak ao poivre com aspargos frescos e aligot ao lado de Linguine Nero com camarões e molho limone; Carbonara com queijo maturado da Serra Gaúcha contrastando com Polvo grelhado. Um cardápio que surpreende, concebido para ser harmonizado de diversas maneiras.