Ganhando cada vez mais adeptos, a fermentação natural permite que os micro-organismos presentes no ar façam sua ”mágica”, sem aditivos (parece loucura, mas é natureza!).
Farinha, água e alguns dias de espera. Esses são os ingredientes necessários para obter um fermento natural, que estamos ouvindo falar bastaaante nos últimos 2 anos, né? Principalmente na nossa amada kombucha.
Além de ser uma grande tendência na gastronomia, essa técnica traz muitos benefícios à saúde (a gente aaaama saber quando algo faz bem). Ela auxilia na digestão, uma vez que possui os famosos lactobacilos, que ajudam na flora intestinal e possuem baixos índices glicêmicos (amém!). Apesar de ser uma técnica antiga, o assunto vem ganhando força nessa ~vibe que estamos de nos alimentar melhor.
As kombuchas, que já ganharam nossos corações (e estômago) melhoram o sistema imunológico e protegem as articulações!
Os pães de fermentação em geral são crocantes por fora e macios por dentro, como o da Empório Santa Maria, em São Paulo. A técnica da casa traz sabor e aroma aos produtos.
Além disso, tanto pães quando kombucha podem ser feitos em casa. Aliás, muitos avôs e avós sabem fazer esse tipo de fermento. Quem sabe você não testa??