Onde almoçar em Porto Alegre: restaurantes veganos

0
177
Mantra
Mantra. Crédito Foto: Ingrid Flores

Por mais que existam cada vez mais opções vegetarianas e veganas em Porto Alegre, às vezes bate aquela dúvida na hora do almoço, né? Por isso, preparamos uma lista com alguns restaurantes bem bacanas que adoramos visitar quando rola aquela vontade de uma comidinha vegan bem delícia!

Porto Alegre possui já há algum tempo uma ampla variedade de restaurantes vegetarianos, uma característica bem legal da cidade, por sinal. O Prato Verde, por exemplo, funciona desde 1991 servindo comida veggie ali perto da Redenção. Lembrando que pratos veganos são aqueles que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal, como ovos e queijos. Quando falamos em vegetarianos, estamos nos referindo aos que apenas não utilizam carne, ok? 

Amamos pratos que utilizam legumes, folhas, grãos e temperos valorizando o sabor único de cada ingrediente. Então, resolvemos montar uma listinha com os restaurantes veganos que mais gostamos de frequentar. Levamos em consideração o ambiente, a localização e, claro, a qualidade e sabor das comidas! Vem com a gente!


O é um queridinho há tempos não só dos veganos, mas de todos os públicos. O restaurante, que também é empório, funciona desde 2014 no bairro Petrópolis como alternativa vegana de alta qualidade (e com ótimo custo-benefício) no mercado gastronômico gaúcho. Em maio de 2019, eles abriram uma filial no Moinhos de Vento.

Além do buffet delicioso que muda todos os dias no horário de almoço, o do Moinhos também funciona à noite com pratos à la carte. A proposta da casa é oferecer pratos da culinária tradicional brasileira e da alta gastronomia internacional com opções de alimentos integrais, sem glúten e sem lactose. Nós simplesmente adoramos o combo saúde + meio ambiente + sabor!

Vê Empório Vegano
Vê. Crédito Foto: Divulgação

Vê Empório e Restaurante Vegano
Av. Lageado, 1265 – Petrópolis
Todos os dias, das 11h30 às 14h30
R. Marquês do Pombal, 369 – Moinhos de Vento
De segunda a sábado, das 11h30 às 14h30
De terça a sábado, das 19h às 22h30
@ve_vegano

La Rouge
Um dos mais tradicionais restaurantes veganos de Porto Alegre, o La Rouge funciona desde 2012. A ideia de abrir o bistrô surgiu após os fundadores terem passado 6 anos a bordo de um navio da ONG Sea Sheperd, que trabalha para a conservação da vida marinha. O empreendimento foi uma alternativa para seguir com o ativismo em terra firme.

O bistrô se auto-define como culinária artesanal, refinada, orgânica, local e saudável. Não poderia ser mais verdade! O menu, semanal, oferece pratos lindos e coloridos com uma apresentação impecável, além de sobremesas maravilhosas. Lá eles também fazem pães artesanais com fermentação natural e ainda é possível encomendar várias das delícias produzidas na casa. Para completar, o ambiente é super aconchegante. Conclusão: imperdível!

La Rouge
La Rouge. Crédito Foto: Famintas
La Rouge
La Rouge. Crédito Foto: Famintas

 

 

 

 

 

 

La Rouge Bistrô
Av. Mariland, 1587 – Mont’Serrat
De terça a sexta, do meio-dia às 15h
Sábados e domingos, do meio dia às 16h
@larougebistro

Raw
O Raw é um restaurante bem especial nos arredores do Bom Fim. Além de ser vegano, ele trabalha com uma culinária raw (crua), baseada em alimentos frescos, germinados, fermentados e desidratados. É uma alimentação viva, com ingredientes orgânicos, sem açúcar, glúten, lácteos e soja. Almoçar no Raw é uma experiência sem igual, e muito saborosa!

A casa funciona desde 2013, e no final de 2018 foi aberta uma nova unidade no Centro Histórico. O almoço funciona em formato de buffet com prato principal, acompanhamentos e uma ampla variedade de saladas, inclusive PANCs (plantas alimentícias não convencionais) que adoramos provar! O Raw também funciona como cafeteria e, recentemente, passaram a oferecer um brunch delicioso. É um lugar que propõe um olhar diferente sobre a saúde por meio de uma alimentação plant-based muito bem preparada. Super recomendamos!

Raw
Raw. Crédito Foto: Divulgação

Raw
R. Tomaz Flores, 144 – Bom Fim
De segunda a sábado, das 8h30 às 16h
R. Siqueira Campos, 928 (entrada pelo 932)
De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30 e sábados, das 9h as 13h
@rawportoalegre

Mantra
Mais um restaurante que curtimos há muito tempo aqui em Porto Alegre! Desde 2006 em atividade, o Mantra oferece uma culinária inspirada na gastronomia hindu. Cada visita por lá é uma explosão de sabores, temperos e texturas. Com bastante curry e masalas, a comida vegana do Mantra é super saborosa e linda de ver.

O cardápio depende do dia e é composto de entrada, prato principal e sobremesa. Nas segundas, o valor é mais em conta, em apoio ao movimento #segundasemcarne. Além do almoço, o charmoso casarão da Castro Alves abre para o jantar, servindo burgers maravilhosos e outras opções como dahl (um cozido de grãos indiano) e ceviche vegano. Certamente, um dos nossos favoritos!

Mantra
Brownie de cacau do Mantra. Crédito Foto: Ingrid Flores

Mantra Gastronomia e Arte
R. Castro Alves, 465 – Rio Branco
De segunda a sexta, das 11h30 às 14h30
De quarta a sexta, das 19h às 23h e sábados, do meio-dia às 15h e das 19h às 23h
@mantragastronomiaearte

Estômago
Pertinho do Mantra fica outro antigo casarão muito lindo: o Estômago. Inaugurado em 2017, o café que também é restaurante tem um clima bem aconchegante com uma mobília toda retrô, quadros e fotografias na parede e uma pegada bem casa de vó. É um ótimo lugar para curtir sem pressa.

Porém, o nome inusitado diz tudo: ali é lugar para forrar a barriga! Os almoços têm um cardápio semanal com ótimo custo-benefício. A criatividade rola solta e é possível provar delícias diferentes como a carne de casca de banana, por exemplo (deliciosa, diga-se de passagem). A comida é super saborosa e o destaque vai para os doces: o bolo de chocolate é sensacional! 

Estômago Café Vegano
R. Miguel Tostes, 275 – Rio Branco
De segunda a sábado, das 9h às 19h30
@estomagocafe

Donna Laura
Às vezes tudo o que queremos é aquele pratão de comida simples, apetitosa e bem servida, né? Nesse caso a dica é certa: Donna Laura. Na quadra mais agitada da Fernando Machado é possível saborear, na hora do almoço, um PF vegano bem em conta que ainda conta com um buffet de saladas.

A lancheria fica num lugarzinho pequeno na conhecida rua do Futebol e oferece várias opções de lanches, pizzas e hamburgers. Além disso, eles preparam doces e salgados veganos sob encomenda. Dica: os donuts da Donna Laura são uma barbaridade de tão bons!

Donna Laura
R. Cel. Fernando Machado, 1164 – Centro Histórico
De segunda a sexta, das 9h30 às 19h30. Terças e sextas até às 22h
Sábados, das 9h30 às 15h
@donnalaura1164

Bueno, esses são apenas alguns restaurantes de Porto Alegre com opções 100% vegetais para almoçar. Atualmente, cada vez mais estabelecimentos estão oferecendo esse tipo de culinária que é super criativa e, geralmente, mais orgânica e saudável. Aliás, não é preciso seguir nenhum tipo de dieta restrita para poder curtir e saborear uma comida bem feita, né? <3

E aí, qual vai ser a pedida para o almoço?

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil