Onde comer e beber no 4º Distrito: um guia pelos bares mais legais da região

0
345
Agulha
Agulha. Crédito Foto: Ricardo Jaeger

Com certeza você já ouviu falar do 4º Distrito, não é? Uma área bem localizada, que costumava ser o setor industrial de Porto Alegre, hoje vive um momento de revitalização e popularidade. Preparamos um roteiro pelos melhores bares da região, confira!

O 4º Distrito é uma zona que, durante no início do século XX, costumava abrigar inúmeras indústrias na cidade. A partir da década de 70, as coisas tomaram um rumo diferente, pois os empreendimentos e fábricas começaram a mudar para outras cidades do estado. Foi esse processo que desencadeou o aspecto meio “abandonado” da região que engloba os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá.

É entre Floresta e São Geraldo, bairros com grande potencial para a economia criativa, que podemos perceber as maiores mudanças. Pegando onda no clima bruto da região, chefs, arquitetos e empreendedores inauguraram estabelecimentos com uma pegada moderna, que engloba um design rústico industrial com ótimas opções de entretenimento, comida e bebida, numa zona anteriormente esquecida da cidade.

Com toda essa onda de renovação, montamos um guia dos bares mais recentes, e mais legais, que estão funcionando por ali. Bora lá!

Agulha
Um dos lugares mais descolados de Porto Alegre atualmente, o Agulha, que funciona desde 2017, é um bar e casa de shows com uma programação super respeitável. Grandes nomes da música brasileira já passaram por lá, além de personalidades da cena cult e underground dos mais variados estilos musicais.

A casa fica num antigo galpão escondido em um beco e a decoração, surpreendente, mescla objetos antigos e lúdicos com uma mobília retrô, proporcionando um clima único, intimista e rústico. O cardápio (mutável) do Agulha traz diversos tipos de cervejas e uma carta de drinks exclusiva – deliciosa, por sinal. Para comer, comidinhas de boteco com um toque hype. Cada visita é uma experiência sem igual! Imperdível.

Agulha
Agulha. Crédito Foto: Ricardo Jaeger

Agulha
R. Conselheiro Camargo, 300
De quarta a sábado, das 19h às 2h
Domingos, das 18h à meia-noite
@agulha.poa

Capincho
Inaugurado recentemente, o Capincho é um pouco bar e um pouco restaurante. Mais um antigo galpão transformado pelo design, possui uma arquitetura que mistura o rústico, com seus tijolos à vista, com a graça de uma boa iluminação e decoração. O espaço propõe um novo olhar para a cultura local, apresentando o Rio Grande do Sul de um jeito menos óbvio. A cozinha é comandada pelo chef Marcelo Schambeck do saudoso Del Barbiere. 

No cardápio, a identidade gaúcha – com influência dos outros países do pampa – pode ser observada nas comidinhas, drinks autorais, cervejas artesanais e nos vinhos, que variam entre locais, argentinos, uruguaios e convidados especiais. Nossa dica é provar a milanesa e o Capincho, drink da casa: cynar, gin, aperol e mel de cabotiá!

Capincho
Capincho. Crédito Foto: Denison Fagundes

Capincho Bar
Av. São Paulo, 901
De quinta a sábado, das 18h às 23h
Domingos ao meio-dia
@capinchobar

Distrito
O Distrito é uma microcervejaria e pub que funciona desde 2016 no bairro São Geraldo. Com uma agenda musical super bacana, shows de blues são a principal pedida. Além das cervejas artesanais, eles também produzem suas próprias pizzas – a de cebola caramelizada é simplesmente maravilhosa, #ficaadica. 

Por trás do grande portão do, de novo, antigo galpão, é possível curtir um ótimo happy hour com os amigos. O lugar conta com mesas compridas, um bar com as torneiras das cevas, um pequeno pátio e, claro, o palco. O processo artesanal, feito em pequena escala, tanto das pizzas quanto das cervejas, pode ser observado lá mesmo, proporcionando um contato direto com quem produz. Além disso, os produtos são super frescos, algo muito legal, especialmente hoje em dia. Nós adoramos!

Distrito Brewpub
Distrito Brewpub. Crédito Foto: Divulgação

Distrito Brewpub
Av. Amazonas, 835
De terça a sábado, das 17h às 23h
@cervejasdistrito

4Beer
Outro bar que funciona desde 2016 na região é o 4Beer, iniciativa das cervejarias Polvo Loco e Diefen. Inclusive, a tap house fica junto da Diefen Beer. Como de praxe, o clima industrial predomina por ali também, com um amplo pavilhão com pé-direito alto e estrutura de telhado aparente. O clima é rústico, aconchegante e descontraído.

O bar oferece as cervejas que são produzidas ali mesmo. É cerveja artesanal fresca que você quer? Então tá! São 34 torneiras que saem direto da câmara fria da fábrica! Além de difundir a cultura cervejeira, eles oferecem comidinhas de boteco, como petiscos e burgers deliciosos. Ah, é possível levar pets e encher growlers por lá. Bom demais!

4Beer
4Beer. Crédito Foto: Divulgação

4Beer
Av. Polônia, 200
De segunda a sexta, das 11h30 à meia-noite
Sábados das 12h à meia-noite
@4beerpoa

Fuga
Esse é o mais novo cantinho hype do 4º Distrito! O Fuga abriu as portas recentemente na capital, e, mesmo trazendo em sua essência o caráter industrial do bairro, ele é único. Com uma ampla área externa e interna, o bar conta com elementos simples como containers e pallets na decoração. E, claro, uma iluminação que confere ao ambiente um clima todo especial e aconchegante. 

No cardápio, várias opções de cervejas, drinks clássicos (Gin Tônica, te amamos!) e autorais. Além disso, o espaço conta com um palco onde rolam shows (especialmente de jazz) bem legais. Nas quintas, para quem quiser soltar a voz, é noite de palco aberto! Para comer, pequenos food trucks ficam no pátio servindo comidinhas como pizzas, panchos e até quibes veganos. Vale muito o rolê!

Fuga
Fuga. Crédito Foto: Divulgação

Fuga
R. Álvaro Chaves, 91
De quinta a sábado, das 19h à meia-noite
@fugabar

O 4º Distrito é muito mais do que mostra a nossa lista, mas já temos ótimas opções para começar, não é? Vale muito conhecer e frequentar esses bares e cervejarias que apostaram em oferecer ótimos espaços e experiências numa região que, por tanto tempo, foi deixada de lado na nossa cidade.

E aí, qual é o teu bar favorito?

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil