Os diferentes temperos do Mediterrâneo na Casamundi Cultura

0
45
Azeite de oliva
Ingredientes do Mediterrâneo. Crédito Foto: Divulgação

A Casamundi Cultura é um centro cultural com uma programação super rica e interessante em Porto Alegre. Comida também é cultura e, por lá, a deliciosa culinária mediterrânea (que adoramos, por sinal) está sendo homenageada durante setembro e outubro.

A história de cada lugar pode se contada por meio de sua gastronomia, não é? Com isso em mente, a Casamundi Cultura coloca o Mediterrâneo, berço da civilização ocidental, e seus deliciosos temperos e sabores em foco na programação gastronômica dos meses de setembro e outubro. 

Na agenda estão os eventos “antirrestaurante”, “comida e cidade” e “happy hour”. Turquia, Marrocos e Líbano servirão como ponto de partida para as atividades, além de um ingrediente comum a esses e outros lugares e, claro, queridinho no mundo todo: o azeite de oliva. Quem aqui não adora? Vamos à programação!

Antirrestaurante Marrocos lá em casa | 13 de setembro
O antirrestaurante é diferente de um restaurante comum. O conceito surgiu há duas décadas, em países onde os governos controlavam até o que as pessoas comiam e quando se reuniam. A solução foi criar encontros secretos, fora dos restaurantes, com uma proximidade do cozinheiro em um ambiente mais informal. A ideia é preparar refeições com produtos frescos e ao alcance do anfitrião. O antirrestaurante Casamundi é um encontro de pessoas, com uma boa desculpa gastronômica, que homenageia a culinária dos quatro cantos do mundo e celebra o prazer de receber em casa.

Nesta edição o país homenageado é o Marrocos, com suas cores, nuances e aromas exóticos. As gurias do Lá em casa, Aline Trevisan e Fernanda Dora, assumem a cozinha e visitam receitas que nos fazem viajar por Fez, Marrakesh e outros lugares incríveis e deliciosos do país. Muito sabor e conteúdo em um jantar caprichado para um grupo de 18 pessoas com algo em comum: o prazer de comer bem e de forma simples. O cardápio inclui entrada, prato principal e sobremesa. A água e o welcome drink são por conta da casa e os participantes podem levar sua bebida ou escolher comprá-las na hora, em uma seleção harmonizada pela casa e disponível no bar do evento. Mas atenção, as vagas são limitadas e é preciso adquirir com antecedência! 

Comida e cidade Istambul | 16 de setembro
Uma cidade transcontinental, um lugar vibrante que narra a trajetória de dois impérios que influenciaram o destino da Europa, norte da África e Oriente Médio por dois mil anos. Istambul é um centro que jamais se apagou na história. Nesta atividade Tiago Halewicz comenta a história e o legado cultural de Istambul, seu passado como Bizâncio e Constantinopla e, sobretudo, sua vocação como ponte entre culturas que reflete na arte, patrimônio e gastronomia.

Toda cidade tem uma história repleta de particularidades e trejeitos, refletidos no comportamento de um povo. A série “Comida e cidade” abraça todas essas sensações urbanas a partir do comentário histórico, artístico e gastronômico de cada local. Todos os encontros contam com petiscos típicos, para os participantes entrarem no clima, e bebidas.

Antirrestaurante Líbano lá em casa | 4 de outubro
Nesta edição o país homenageado é o Líbano, com sua gastronomia extraordinariamente diversa e cheia de especialidades. As gurias do Lá em casa assumem a cozinha e  trazem receitas que propiciam uma viagem pelo país. Como já falamos, o “antirrestaurante” propõe um jantar exclusivo para 18 pessoas com algo em comum: o prazer de comer bem e de forma simples. O cardápio inclui entrada, prato principal e sobremesa. A água e o welcome drink são por conta da casa e os participantes podem trazer sua bebida ou escolher comprá-las na hora, em uma seleção harmonizada pela casa e disponível no bar do evento.

Happy hour “uma breve história do azeite” | 17 de outubro
Originárias do sul do Cáucaso e do Crescente Fértil, as oliveiras estão entre as espécies mais antigas cultivadas pelo homem. Sua proliferação desde a zona oriental do Mediterrâneo deu origem a um produto fundamental na história da alimentação. Estrela da dieta mediterrânea, o azeite incorporou inúmeras funções e atributos ao longo dos tempos, sempre associado aos bens essenciais. Nesta atividade, Tiago Halewicz aborda a trajetória do azeite, suas propriedades, funções e simbologias desde os primórdios da humanidade, conduzindo a degustação de produtos, receitas especiais e bebidas.

Casamundi Cultura
Casamundi Cultura. Crédito Foto: Ana Paula Neri

Além de todas essas delícias gastronômicas regadas à muita cultura, o espaço tem uma vista simplesmente incrível para o Guaíba, o que deixa as experiências ainda mais incríveis! Vale muito a visita!

Casamundi Cultura
Av. Borges de Medeiros, 2500/1909 – Porto Alegre
Ingressos e informações: 51 3392 4283 ou cultura@casamundi.com.br
Instagram: @casamundicultura

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil