Para todo mundo se deliciar: 20 lugares sem glúten ou sem lactose em Porto Alegre

0
724
Raw - Crédito Foto: Divulgação
Raw - Crédito Foto: Divulgação

Ter uma restrição alimentar, por opção ou saúde, pode limitar as possibilidades na hora de comer. Mas os lugares têm compreendido isto e cada vez mais temos opções em Porto Alegre para todos os públicos. Confira nossa lista de lugares para quem procura uma alimentação sem glúten ou lactose.

Quando se é celíaco, alérgico ou intolerante ao glúten ou à lactose, pode ser bem chatinho fazer uma refeição fora de casa. Há também as pessoas que escolhem excluir esses itens do cardápio por outros motivos. Mas vamos te mostrar que não precisa ficar só na salada! Fizemos um verdadeiro oráculo para ter sempre salvo no celular quando bater aquela dúvida: 20 lugares em Porto Alegre que tem o menu sem glúten e sem lactose também, ou só sem glúten (com algumas opções sem lactose), ou só sem lactose (com alguma opções sem glúten) ou lugares que não tem essa política, mas incluem essas possibilidades no cardápio! Confere só:

TODO CARDÁPIO SEM GLÚTEN & LACTOSE

Raw – Além de vegano e sem glúten, utiliza apenas insumos orgânicos. Tem o conceito de “alimentação viva”, ou seja, baseada em alimentos frescos, germinados, fermentados ou desidratados, potencializando o valor nutricional.
Endereço: R. Tomaz Flores, 144 – Bairro Independência e R. Siqueira Campos, 932 – Centro Histórico
Instagram: @rawportoalegre

Raw -
Raw. Crédito Foto: Divulgação

Mood Cafeteria – Cheesecake, quiche, cookie, pizza… todas aquelas coisas de ficar ba-ban-do na vitrine de uma maneira super inclusiva: além de livre de glúten e lactose, também não tem soja.
Endereço:R. Azevedo Sodré, 25 – Passo d’Areia
Instagram: @moodtogo

Confraria Kero – Opção que sai um pouco do convencional: é um food truck! Antes era itinerante, mas agora está fixo na Silva Jardim. Quitutes e lanches diversos como bolo de cenoura beeem recheado com chocolate belga e burgers.
Endereço: R. Silva Jardim, 16 – Auxiliadora
Instagram: @confrariakero

Confraria Kero - Crédito Foto: Divulgação
Confraria Kero – Crédito Foto: Divulgação

Bendita Horta – Do tipo que resolve várias coisas no mesmo lugar: é restaurante, café e empório. Também rola brunches e cursos! E o lugar é liiindo, do tipo difícil de ir embora.
Endereço: R. Silva Jardim, 298 – Auxiliadora
Instagram: @benditahorta

Bendita Horta - Crédito Foto: Divulgação
Bendita Horta – Crédito Foto: Divulgação

Semente da Saúde – Outra excelente opção para fazer um lanche e aproveitar para levar uns produtos para casa, ou passar para abastecer o armário e aproveitar a fazer um lanchinho – quem nunca?! A gente só diz uma coisa: lá tem AMBROSIA CASEIRA feita com açúcar demerara e sem glúten, laticínios e soja.
Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 2181 Loja 7 – Boa Vista
Instagram: @sementedasaúde

Bah Oui Confeitaria Inclusiva – Uma confeitaria que engloba quase todos os tipos de restrições alimentares: os doces não contém leite, glúten, ovo, soja, amendoim nem milho. Mas nem por isso é menos saboroso! As formiguinhas irão se surpreender com as tortas e docinhos.
Endereço: Rua Mucio Teixeira, 1390 – Menino Deus
Instagram: @bahouiconfeitaria

Bah Oui - Crédito Foto: Famintas
Bah Oui – Crédito Foto: Famintas

Amora – tipo de lugar “iti malia” onde tudo é bonitinho – da decoração à comida! A casa trabalha com prato do dia, café (com direito a golden milk e chocolate quente) e empório também. Experimente sua à la minuta!
Endereço: R. Dr. Florêncio Ygartua, 374 – Moinhos de Vento
Instagram: @seja.amora

Amora - Crédito Foto: Divulgação
Amora – Crédito Foto: Divulgação

TODO CARDÁPIO SEM GLÚTEN

Pizza Jack – uma dos lugares mais lembrados de POA quando o assunto é comida sem glúten. Uma graande variedade de sabores de pizzas, das clássicas às autorais, e um detalhe bem legal: eles vendem cerveja sem glúten, para diversão ser completa. Também fazem mini pizzas por encomenda para eventos.
Endereço: R. Henrique Dias, 111 – Bom Fim
Instagram: @pizza.jack

Café na Paleta – Já pensou ir em um buffet e não se preocupar em ficar adivinhando ou perguntando o que tem em cada prato? O Café na Paleta é um buffet livre seguro para celíacos e os pratos que contém lactose ou proteína do leite são identificados. Também vendem comidas congeladas.
Endereço: Av. Venâncio Aires, 964 – Cidade Baixa
Instagram: @cafenapaleta

Café na Paleta - Crédito Foto: Divulgação
Café na Paleta – Crédito Foto: Divulgação

TODO CARDÁPIO SEM LACTOSE

Donna Laura – Comida sem leite (vegana) bem servida com um preço que cabe no bolso? No Centro Histórico tem e atende pelo nome de Donna Laura. Lá a água é de graça e as mesas compartilhadas. Consulte opções sem glúten. Fazem salgadinhos e docinhos para festas sob encomenda.
Endereço: R. Cel. Fernando Machado, 1164 – Centro Histórico
Instagram: @donnalaura1164

Donna Laura - Crédito Foto: Divulgação
Café na Paleta – Crédito Foto: Divulgação

– Quando o assunto é buffet sem leite (vegano), é com o Vê que você pode contar! Muito variado e bem temperado, com opções de sobremesa inesquecíveis. Agora abriram uma unidade na Marquês do Pombal com jantar à la carte!
Endereço: R. Lageado, 1265 e R. Marquês do Pombal, 369
Instagram: @ve_vegano

Vê - Crédito Foto: Divulgação
Vê – Crédito Foto: Divulgação

Eat Kitchen: Novo na cidade, tá fresquinho ainda, assim como seus ingredientes. Os bowls são incríveis, é do tipo de comida que não tem nada que a gente não conheça. Opções sem leite maravilhosas! Consulte possibilidade sem glúten.
Endereço: R. Dinarte Ribeiro, 131 – Moinhos de Vento
Instagram: @eatkitchengram

Eat Kitchen - Crédito Foto: Famintas
Eat Kitchen – Crédito Foto: Famintas

Fermentô – Para comer uma das melhores pizzas, com explosão de sabores e sem nadinha de leite ou ingredientes de origem animal. A massa é de fermentação natural e os ingredientes são em sua maioria orgânicos, respeitando a sazonalidade das plantas – então os sabores variam toda a semana! Peça a tele-bice, porque o local é pequeno. Consulte informações sobre glúten.
Endereço: Av. Venâncio Aires, 02 – Cidade Baixa
Whatsapp: (51) 996113637

Fermentô. Crédito Foto: Famintas
Fermentô. Crédito Foto: Famintas

Urban Farmcy – um dos queridinhos do nicho de plant based da capital, tem todas as opções sem leite aaaand algumas sem glúten também! A dica da vez é o bowl de plant tuna, que tem nada mais, nada menos, que um atum fake de m e l a n c i a que está idêntico.
Endereço: R. Hilário Ribeiro, 299 – Moinhos de Vento
Instagram: @urbanfarmcy

Urban Farmcy - Crédito Foto: Divulgação
Urban Farmcy – Crédito Foto: Divulgação

OPÇÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Mark Hamburgueria: a famosa hamburgueria artesanal, que tem sabores que lembram váários lugares do mundo, aceita trocar todos sanduíches por pão sem glúten, assim como é possível tirar o queijo e o burger fica sem lactose.

Mark Hamburgueria - Crédito Foto: Famintas
Mark Hamburgueria – Crédito Foto: Famintas

Piperita: O simpático armazém de produtos naturais a granel perto do Ocidente também é um café muito charmoso – especialmente no segundo andar. Conta com opções de salgados e doces sem glúten ou lactose tanto para consumir, quando produtos para comprar.
Endereço: R. Gen. João Telles, 522 – Bom Fim
Instagram: @piperita.sabores.selecionados

Piperita - Crédito Foto: Divulgação
Piperita – Crédito Foto: Divulgação

Roister: Comida contemporânea para tooodos os gostos. Ótimo para um almoço cool durante a semana – tem estacionamento free nesse horário! Pela variedade de opções, contém algumas sem glúten e lactose também!
Endereço: R. 24 de Outubro, 1454 – Auxiliadora
Instagram: @roisterpoa

Roister - Crédito Foto: Divulgação
Roister – Crédito Foto: Divulgação

Di Argento – Pode não parecer, mas uma das grandes dificuldades de quem tem restrição alimentar é achar um sorvete adequado, ainda mais difícil sendo bom de VERDADE! Mas a Di Argento enfrentou a missão e oferece gelatos maravilhosos sem leite ou sem glúten que nem dá para perceber.
Endereço: R. Padre Chagas, 342 – Moinhos de Vento e Iguatemi Porto Alegre
Instagram: @gelateriadiargento

Di Argento - Crédito Foto: Famintas
Di Argento – Crédito Foto: Famintas

Bella Gulla: Muita gente não sabe, mas a rede de confeitaria tem algumas opções de glúten e sem lactose! É uma ótima dica, porque tem unidades em várias regiões da cidade, como shoppings e centros comerciais.
Endereço: confira as lojas
Instagram: @bellagulaoficial

Naked Experience: Quem nunca passou perrengue para comer em shopping que atire a primeira pedra. Maaas a boa notícia é as coisas estão mudando – pelo menos no BarraShopping, onde está a Naked Experience, onde quase todos os pratos podem ser feitos com opção sem glúten e sem leite.
Endereço: Baixo Barra – BarraShopping Sul
Instagram: @naked.experience

Naked Experience - Crédito Foto: Famintas
Naked Experience – Crédito Foto: Famintas

O Grão Real Food: lanches finos, liiiindos demais, “de verdade” – nada de produtos alimentícios sem valor nutricional – e muitos saborosos. Várias opções sem leite e algumas sem glúten. Priorizam alimentos orgânicos e tem horta própria. Servem almoço à la carte também.
Endereço: Alameda Alípio César, 114 – Boa Vista
Instagram: @ograorealfood

O Grão Real Food - Crédito Foto: Famintas
O Grão Real Food – Crédito Foto: Famintas

Para quem tem muita sensibilidade, lembre-se de verificar nos locais que há risco de contaminação cruzada. Depois é só correr pro abraço!

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil