Peixe + Ceva: como harmonizar?

0
1751

Para um prato com peixe ou frutos do mar, nada melhor que um bom vinho para fazer companhia e ressaltar o sabor do prato, certo? Sim, certo. Mas você sabia que dá para harmonizar peixes, frutos do mar e chocolate com cervejas? Ganhando cada vez mais adeptos, a bebida se mostra cada vez mais democrática na combinação com pratos, como mostra as sugestões de harmonização da Brasil Kirin.

A harmonização com as cervejas pode ser feita observando e identificando os elementos de cada prato, relacionando com o que eles combinam, e assim, descobrindo um terceiro sabor.

Abaixo, uma lista de possíveis combinações de pratos típicos da época com a cervejas:

Bacalhau à Portuguesa: com sabores acentuados e que precisam de uma cerveja leve, porém com personalidade, o prato combina bem com uma Baden Baden Weiss. Esta típica cerveja de trigo tem coloração amarelada e levemente turva, apresenta um corpo leve-médio e refrescante, com uma boa complexidade de aromas frutados lembrando banana e cravo. A aparência se dá pela levedura que ainda está presente na bebida e ajuda a ressaltar as características aromáticas do líquido. No início do mês, este rótulo foi premiado no estilo South German-StyleHefeweizen, pelo Concurso Brasileiro das Cervejas, realizado em Blumenau.

Peixes podem combinar perfeitamente com cervejas! Foto: Mrsiraphol Freepik.
Peixes podem combinar perfeitamente com cervejas! Foto: Mrsiraphol Freepik.

Frutos do Mar: Camarão, marisco e peixe harmonizam com cervejas leves e sabores suavemente frutados como a Eisenbahn Weizenbier, feita com trigo de estilo alemão, com aromas de cravo e banana. A Baden Baden Witbier também é uma opção de trigo, mas com uma receita belga que leva laranja e sementes de coentro em sua composição.

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil