Pizzaria de Porto Alegre recebe certificado italiano pela tradição da receita

0
3336

Você já se perguntou o que diferencia uma “pizza brasileira” de uma “vera pizza italiana”? A Ciao Pizzeria, em Porto Alegre, buscou a resposta na tradicional receita napolitana: a simplicidade.

Neste mês, os próprios italianos reconheceram o bom trabalho realizado neste sentido. A marca gaúcha recebeu o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), de Nápoles (Itália), pela qualidade do seu produto. O selo estabelece padrões para a pizza napolitana buscando manter a tradição do modo de preparo. Nenhuma pizzaria da região Sul do Brasil tem a distinção. No Brasil, menos de dez de estabelecimentos conquistaram tal reconhecimento.

Crédito Imagens: MarginalCLub

Para Gabriel Rossi, chef e sócio da Ciao Pizzeria, o selo da Associazione Verace Pizza Napoletana contribuiu para que a tradição se mantenha. Afinal, a pizza se popularizou muito mundo afora. “É interessante e admirável a preocupação dos napolitanos em preservar sua tradição. O selo, de certa forma, valida as pizzarias que utilizam o conceito de ‘pizza napolitana’. Isso contribuiu para que a tradição sobreviva com qualidade. Nós fizemos uma imersão importante nesta tradição – passamos uma temporada em Napóles, estudamos o preparo da massa e do molho, pesquisamos receitas e combinações, buscamos os melhores fornecedores dos ingredientes originais, desenvolvemos o forno – e receber este reconhecimento é algo muito motivador”, comenta.

Mas o que é a pizza napolitana? 

Nápoles, na Itália, é a terra natal da pizza. A receita, criada em 1700, é passada de geração em geração e tem regras bastante claras de como deve ser servida: a pizza tem 30 cm de diâmetro e uma borda de até dois centímetros. A massa é macia e elástica e passa por um processo de fermentação de, pelo menos, oito horas. O molho é feito com tomate pelado san marzano (o mais cultuado do mundo) e leva também mussarela de búfala de primeira categoria. Esse modo de fazer pizza, recentemente, entrou para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, divisão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil