• Home
  • Eventos
  • Pesquisadora lança projeto de estudos e experiências gastronômicas em parceria com Chefs

Pesquisadora lança projeto de estudos e experiências gastronômicas em parceria com Chefs

A gastronomia de hoje não é mais a mesma de anos atrás. Principalmente em status, afinal, Chefs viraram celebridades e cozinhar virou hobby pra muita gente. Mas o que leva pessoas a valorizarem tanto o ato de comer? Ou ainda, porque muitos não conseguem permitir-se o prazer de degustar um ingrediente ou alimento? Essas são apenas algumas das perguntas que pesquisadora Betina Mariante Cardoso pretende responder nos encontros que irá ministrar em Porto Alegre. Cucina in Prosa – Centro de estudos e experiências em enogastronomia é o projeto encabeçado pela médica, que aborda a relação entre os seres humanos e o ato de cozinhar e comer.

Apesar de parecer óbvio, o prazer pela comida é algo que nem todos se permitem. A importância dos cinco sentidos quando se faz uma refeição, o sentimento ao saborear e perceber os gostos, a comensalidade, a memória afetiva e outros tantos temas são abordados em ciclos de estudos que misturam o lúdico e o teórico, passando ainda pela experiência gastronômica ao final de cada módulo.

Para a parte prática dos módulos de ensino, Betina conta com a parceria das Chefs Andréa Schein (Déa Macarons) e Roberta Gomes (Lorita Restaurante) e da enóloga Maria Amélia Duarte Flores (Vinho & Arte). As chefs oferecem a experiência gastronômica sempre conectada com o que foi ensinado no módulo correspondente, para que o participante possa provar na prática ensinamentos e teorias que foram abordadas com a ministrante.

Ao todo serão 4 módulos que irão acontecer semanalmente e que são independentes, ou seja, o participante pode se inscrever em uma ou mais etapas, sem obrigatoriedade.

Além destes, acontece em paralelo a oficina de narrativa gastronômica  intitulada “De tinteiros a Caçarolas”. O objetivo principal é trabalhar a escrita gastronômica como prática da atenção plena, com o foco no ato de saborear e de perceber os alimentos para escrever sobre eles e sobre as sensações que evocam. Betina explica que esta é uma forma de ampliar a consciência de si mesmo através do comer. “Degustar, sentir e traduzir essas experiências em palavras é uma forma de auto descobrimento. Do mesmo modo, a leitura de textos literários que envolvem o cozinhar, o comer e o degustar também nos coloca em contato com nossas percepções e memórias, ampliando a leitura de nós mesmos”.

Uma aula especial será realizada na Vinho & Arte, em que o vinho será o foco das atenções; a discussão teórica terá como parte prática as degustações organizadas pela enóloga Maria Amélia Flores.

As inscrições  para as atividades podem ser feitas pelo email bemariante@gmail.com e contam com certificado de participação que pode ser utilizado para horas complementares. A programação completa aqui:

Sobre a pesquisadora:
Betina Mariante Cardoso é psiquiatra e especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG-2006), também Mestre em Psiquiatria (UFRGS-2008) e Mestre em Teoria da Literatura (PUCRS-2016). Foi durante a dissertação de mestrado cujo tema foi a cozinha como espaço físico e simbólico na literatura brasileira contemporânea que Betina começou a imaginar que poderia trabalhar com o tema em um projeto mais amplo, extrapolando os muros acadêmicos.

O interesse pelo assunto surgiu em 2011, com a leitura de temáticas em  ‘Food Studies’ – como são chamados no exterior os temas que abordam a relação entre cozinha e humanidades. Depois veio a inauguração do Blog ‘Serendipity in Cucina” e do livro “Pequeno Alfarrábio de Acepipes e Doçuras”, em 2012. A pesquisa sobre os sabores e raízes gastronômicas da província de Girona, na Catalunha, desde 2014, também somou conhecimentos para que Betina desse então início ao projeto Cucina in Prosa. Em 2017, a pesquisadora  ingressou como aluna nas atividades do CIAS (Centro Italiano do Analisi Sensoriale), tendo realizado o curso de fundamentos em Análise Sensorial de Vinhos, promovido pela instituição italiana com atividades também em Porto Alegre. 

Compartilhe:

MAIS LIDOS