Pratos veganos ganham destaque em bares de SP

0
2190

Pra você, que ~ ainda acha ~ que vegetarianos e veganos comem apenas proteína de soja e legumes, saiba que você está redondamente enganado! Prova disso foi uma seleção de bares de São Paulo, feito pelo Apontador, empresa brasileira de busca de locais, que listou alguns lugares da cidade da garoa que servem pratos que conquistam quem é e quem não é adepto dessas dietas.

Influenciado por quem escolhe essas dietas, o mercado gastronômico paulista começou a apostar na criação de novos – e deliciosos – pratos. Além dos restaurantes, os bares da cidade estão diversificando o cardápio e investindo em criações sem origem animal. Dentre as novidades, é possível experimentar refeições e petiscos que não são feitos apenas de carne de soja.

Para tomar uma cervejinha e, ao mesmo tempo, aproveitar para conhecer esse tipo de culinária, segue 4 sugestões:

Boteco do Gois

Simples, como um bom boteco deve ser, o local preza pela diversidade também no cardápio. Assim, ele tem dois menus igualmente satisfatórios: um para quem come carne e outro para veganos e vegetarianos. Cheio de boas opções e com preço acessível, o Boteco do Gois derruba o argumento de que seguir essa dieta é caro ou difícil.

A casa tem feito sucesso no centro de São Paulo com suas coxinhas de palmito, jaca e carne de soja. Ainda é possível provar diversas opções de hambúrgueres vegetarianos e pratos feitos com carne de soja, como o estrogonofe. Para assegurar a qualidade da comida, as atendentes tomam cuidado até na hora de empanar os alimentos, verificando se o preparo pode ser feito com ovos.

Pitico

Localizado em uma das mais charmosas ruas do Largo da Batata, o bar está conquistando os jovens graças a suas comidas libanesas e cervejas artesanais. Com mesas baixas e cadeiras de praia, no melhor estilo ao ar livre, o espaço convida os clientes para uma refeição mais simples, com opções deliciosas para quem come carne ou prefere evitar essa proteína. O Pitico ficou especialmente conhecido por sua porção de falafel, acompanhada de batata frita, salada e molho de tahine, que vale a pena experimentar.

Shuffle Bar

Aberto há menos de um ano, o boteco tem ambiente descontraído e muito charme. Com drinques clássicos e excelentes cervejas, a ideia é proporcionar um ambiente calmo, feito para beber, petiscar e jogar conversa fora.

A dona do espaço é quem coloca a mão na massa, preparando deliciosos quitutes vegetarianos e veganos. As opções de cardápio variam, mas o menu oferece sempre três tipos de porção, um prato principal e um lanche. Duas boas pedidas diferentes e saborosas são o bolinho de arroz com shimeji e o pastelzinho de tofu com alga nori.

Tubaína Bar

O bar é famoso pela variedade de refrigerantes do tipo “tubaínas”, e se tornou um ponto de encontro para o pessoal mais descolado do Jardim Paulista. Seu cardápio oferece tanto opções com carne, queijo e ovo, quanto pratos e sobremesas veganas, sem esses ingredientes.

Vale a pena experimentar o hambúrguer de tofu com batata frita. Outra boa opção é o caponata, uma compota siciliana de berinjela, cebola e pimenta que é servida no pão com rúcula e vem com bananas chips salgadas para acompanhar. Não falta opção de doce para se deliciar, pois o Tubaína Bar ainda oferece bolo de creme de avelã vegano.

 

PARA SABER: Segundo um levantamento feito pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), entre 2012 e 2016, o volume de buscas feitas na internet pelo termo vegano cresceu 1.000% no Brasil.

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil