Produção de azeite de oliva extravirgem cresce no Rio Grande do Sul

0
25
Azeite de oliva Puro
Crédito Foto: Silvia Tonon

Assim como o vinho se tornou um dos produtos mais emblemáticos produzidos pelos gaúchos, o azeite de oliva pode ser o próximo grande produto do estado.

Tem gente que diz que tudo fica melhor com azeite de oliva, concordam? Além das saladas, ele pode ser usado para dar mais sabor às massas, bruschettas, pizzas, risotos e inúmeros outros pratos. O ingrediente clássico da cozinha mediterrânea também pode ser utilizado para cozinhar e ainda, de quebra, traz vários benefícios para a saúde.

Ao contrário do que muita gente pensa, os responsáveis pelas primeiras plantações de oliva no Rio Grande do Sul foram os portugueses e, em território gaúcho, o cultivo é beneficiado pelo clima. Assim, a produção de azeite no estado vem aumentando – para a nossa sorte! Os azeites feitos por aqui estão se tornando referência, inclusive recebendo premiações. 

Plantação azeite de oliva
Crédito Foto: Divulgação

Vocês sabiam que, diferentemente do vinho, quanto mais jovem o azeite, melhor ele é para ser consumido? Os azeites gaúchos, claro, chegam mais frescos até a gente, o que é ótimo. Além disso, as melhorias que vêm sendo feitas no plantio, cultivo e extração das olivas – nossas queridas azeitonas -, garantem um azeite com ótima qualidade, às vezes até melhor que os importados! 

E, consumir produtos locais é sempre bom, não é? Um ótimo exemplo desses produtos é a jovem marca gaúcha Azeite Puro. A empresa é composta por oito primos da terceira geração da família proprietária do Grupo Todeschini. E o primeiro blend da marca, feito das azeitonas Arbequina, Arbosana e Picual, pode ser adquirido em diversos empórios, casas especializadas, armazéns e também pela internet!

Nós provamos e aprovamos! Claro que um produto importado de qualidade tem o seu valor, mas, em tempos de ampla globalização, também é legal valorizar e consumir produtos locais – que são tão bons quanto. Que tal saborear a próxima janta com um azeite de oliva gaúcho? #ficaadica!

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil