Queijo Serrano de São Francisco de Paula para todo o Estado

0
1166
Crédito Foto: Divulgação

Dois produtores locais estão aptos no momento para fazer a venda fora do município

A agroindústria Fazenda São João do produtor Luiz Alfredo, produtora do queijo serrano, recebeu o certificado de livre de brucelose e tuberculose na última semana. Luiz Alfredo dos Santos e José Luiz Marques Cardoso, da Fazenda Sopro do Minuano, são os únicos produtores da região dos Campos de Cima da Serra certificados para venda de queijo a nível estadual.

O queijo artesanal serrano é elaborado com leite cru e por isso esta certificação é uma exigência para a sua produção e registro. Para a segurança do consumidor, além da exigência de livre brucelose tuberculose, as agroindústrias registradas no SIM (Sistema de Inspeção Municipal) de São Francisco de Paula recebem vistorias e análise de produtos periódicos,

O SIM orienta que os consumidores adquiram produtos de origem animal de produtores formais, registrados nos serviços de inspeção. Além da garantia de um alimento seguro, essa também é uma forma valorizar o trabalho e investimento desses produtores, afirma Angelo Nardi Pretto, médico veterinário.

A brucelose e a Tuberculose

A brucelose e a tuberculose são doenças que podem ser transmitidas do bovino ao homem pelo consumo de leite cru e derivados lácteos. No mundo, a tuberculose constitui-se em um grave problema de saúde pública, sendo a que mais provoca mortes em humanos. Quando tratamos da brucelose humana, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano são diagnosticados cerca de 500 mil novos casos no mundo, a maioria com origem em animais.

Na foto: Luiz Alfredo dos Santos

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil