A Torta Galesa, também conhecida como Torta Negra, é muito consumida em casamentos e festas de final de ano na Patagônia, Argentina.
Trazida pelos imigrantes galeses àquela região argentina em 1865, conta a tradição que: para trazer sorte e boas energias no novo ano, as famílias devem enterrar uma torta galesa no Natal (armazenada em embalagem especial) para que – no próximo ano, a mesma seja desenterrada na hora da ceia, e consumida aos poucos até a virada do ano, enquanto todos fazem seus pedidos para os próximos 12 meses, e assim sucessivamente!
Diego explica que cada família tem sua própria receita secreta. Algumas são tão elaboradas que podem demorar até 48 horas para serem preparadas. “A torta é feita com frutas cristalizadas, mel, nozes e uma grande quantidade de conhaque e vinho do porto. Assim é possível conservar o alimento por um longo período”.
A torta é uma ótima opção de presente para quem desejamos boas energias! Além desta, a pâtisserie oferecerá três outros produtos natalinos: Stollen (pão natalino alemão, feito com raspas de laranja e frutas secas), Panetone e Brownietone (mistura de brownie com panetone).
Receita da Torta Galesa:
Ingredientes
– 240 gramas de açúcar
– 3 gemas
– 180 gramas de açúcar mascavo
– 120 gramas de nozes
– 360 gramas de farinha
– 10 gramas de fermento
– 5 claras
– 80 gramas de raspas laranja
– 180 gramas de ameixas
– licor do porto
– cravo em pó
– canela em pó
– raspas de 1 limão
Modo de preparo
1- bater manteiga e açúcar dos dois tipos. Agregar gemas, em seguida colocar raspas de laranja, nozes, ameixa, cravo em pó e canela em pó.
2- bater as claras em neve.
3 – misturar farinha e fermento (última coisa).
4 – misturar tudo em uma vasilha e levar ao formo por 20 min.
A pâtisserie também está aceitando encomendas para as festas de fim de ano para aqueles que preferem ela prontinha! O telefone para encomendar é 51. 3264.4198 ou pelo email neca@diegoandino.com.br