O Festival Gastronômico da Batata de São Francisco de Paula vai reunir, de 19 a 20 de maio, chefs de cozinha, restaurantes locais e produtores de batata para valorizar o tubérculo largamente produzido no município. Em um ambiente aconchegante, estão programadas palestras sobre gastronomia, shows e diferentes opções de pratos com batata a preços acessíveis. Entre os restaurantes locais já confirmados estão o tradicional Xis da Dona Laura, onde começou a carreira o chef Marcos Livi, Alex Alano, da Pousada do Engenho, e a cozinha do Castelli Resto Pub.
A batata movimenta anualmente R$ 63 milhões no município. Ela é o terceiro alimento mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. Estima-se que 1 bilhão de pessoas consomem batata diariamente. A produção anual supera 330 milhões de toneladas e, segundo pesquisadores, a batata é uma das armas mais importantes para a humanidade no combate a fome no planeta.
“Os bataticultores revolucionaram o agro em São Chico. A produção de batatas também aumentou a pecuária. Os agricultores ajudam os pecuaristas, seus parceiros e toda a sociedade. Devemos muito a eles” – diz o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento.
Confira os chefs que estarão no evento:
RODRIGO BELLORA | Restaurante Valle Rustico – Garibaldi
Chef de Cozinha e idealizador da cozinha de natureza como uma forma de recriar e repensar a gastronomia que trabalha. Nasceu em Bento Gonçalves em 1985, cresceu entre a cidade e a colônia onde mora atualmente (Vale dos Vinhedos, Garibaldi na Serra Gaúcha). Hoje os 12 hectares da família são a fonte de inspiração para a criação dos pratos no Valle Rustico. Desde a inauguração em 2009, Rodrigo e o Valle Rustico receberam prêmios de destaque Empreendedor, Melhor restaurante Contemporâneo, destaque personalidade na gastronomia e muitas publicações nacionais e internacionais.
LILIANA ANDRIOLA E LEONARDO MAGNI | Bistrô Mandarinier Gastronomia – Porto Alegre
O casal de chefs Liliana Andriola e Leonardo Magni cursaram gastronomia na Unisinos e arte culinária no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires. Complementaram seus estudos com cursos rápidos no exterior, em escolas como Le Cordon Bleu, em Paris, e Brooklin Kitchen, em Nova Iorque A experiência profissional vem de restaurantes como Carême (RJ) e Hotel Pestana (Angra dos Reis).
GRACIELA MARTINS | Chef Consultora e Palestrante