Drinks com vinho são um caminho sem volta e estão se popularizando. A startup Fabenne auxilia quem quer introduzir a bebida em seu cardápio de forma versátil
Você sabem que somos de lanches com ascendente em drinks. E no nosso coração (e fígado) tem espaço tanto para os clássicos, quanto para as novidades – e, de vez em quando, ainda compartilhamos umas receitas!
Para facilitar a nossa vida, a Fabenne, primeira startup de vinhos a oferecer um portfólio completo de serviços para o food service, desenvolveu uma série de receitas com o objetivo desgourmetizar a bebida no país e mostrar que vinho bom é aquele que te atende em todas as ocasiões: no copo de todo santo dia, nas receitas de família e claro, porque não, naquele seu momento bartender?
Para isso, a empresa trabalha com três alternativas para bares e restaurantes, que podem ser complementares: Vinho da Casa, com todo o serviço de apoio necessário para o giro (treinamento para a brigada, jarrinhas, taças e copos personalizados e display de mesa), garantindo um markup de 300% por taça; Vinho do Chef, excelente para as melhores receitas; e mais recentemente com o Vinho do Bar, com oito opções de drinks que foram desenvolvidos exclusivamente para harmonizarem com o Cabernet Sauvignon e com o Moscato Giallo da Fabenne, além de capacitação para os bartenders, ficha técnica e cardápio adaptável, garantindo markup de 400% por drink.
Os drinks foram desenvolvidos e assinados pelo bartender Kascão Oliveira, conhecido pelas suas criações e releituras há mais de três décadas no ramo de bares e por ser um dos impulsionadores da cultura do Dry Martini no Brasil, bebida que ajudou a desenvolver nos brasileiros o gosto pelo gin.
O legal do serviço é que tira dos restaurantes a complexidade de serviço que hoje os vinhos tradicionais exigem. Confira abaixo o menu completo de drinks desenvolvidos pela startup:
Fabbrica
O drink faz uma homenagem à Mooca e seus imigrantes italianos que chegavam para trabalhar nas grandes indústrias do começo do século XX. A combinação do vinho com a cachaça celebra a heterogeneidade e ao mesmo tempo as raízes do bairro italiano. São acrescentados à receita 100 ml de Fabenne Carbenet, 30 ml de cachaça amburana, 20 ml de suco de gengibre, 20 ml de suco de limão, 20 ml de mel e 20 ml de xarope simples. Decorado com limão siciliano.
Fabenne Spritz
Inspirado no Aperol Spritz, bebida que ficou muito conhecida no verão europeu, principalmente na Itália, é leve e agrada quem gosta de um sabor mais cítrico. A receita leva 150 ml de Fabenne Moscato Giallo, 50 ml de Aperol e 50 ml de Citrus.
Fabenne Sour
Servido em uma taça de Martin grande, o drink é uma opção leve e agrada os adoradores de um sabor mais amargo. Ele é composto por 150 ml de Fabenne Moscato Giallo, 30 ml de gin, 20 ml de xarope simples, 20 ml de suco de limão e para finalizar é decorado com uvas Itália.
Sangria
O drink é uma releitura da Sangria conhecida em muitos bares e restaurantes, contando com um toque de brasilidade com frutas tropicais e guaraná. Na bebida a Fabenne traz 150 ml de seu Cabernet (vinho tinto), 50 ml de guaraná, 40 ml de brandy, 40 ml de Curaçau, 4 morangos, 1 maçã, 1 laranja, ½ lâmina de abacaxi.
Clericot
Outra releitura, a bebida traz 150 ml de Fabenne Moscato Giallo (vinho branco), 50 ml de Curaçau, 50 ml de guaraná, 4 uvas Itália, 1 maçã, 1 laranja e ½ lâmina de abacaxi.
Fabenne Cattivo
Com sabor puxado para o rum e um toque de amora, a bebida traz 100 ml de Fabenne Cabernet, 50 ml de purê de amora, 30 ml de rum envelhecido e 30 ml de xarope simples.
Funky Nonna
O drink que a Nonna se encantou durante sua juventude. Decorado com lichias e morango, a bebida é super tropical e leve. Composta por 150 ml de Fabenne Moscato Giallo, 50 ml de suco de pêssego, 50 ml de curaçau, 4 lichias e 4 morangos.
Imigranti
Fácil de fazer e parte do time dos que gostam de bebida mais amarga, traz 150 mil de Fabenne Moscato Giallo, 50 ml de Tônica e 50 ml de Campari.
E aí, que tal arriscar e fazer um desses em casa?