Em Porto Alegre (RS), a chocolate maker e empresária Izabel Prates apresenta a linha de chocolates da Terroir Cacau Bean to Bar, produzidos de forma totalmente sustentável e artesanal. Além disso, junto com sua equipe, ela inaugura a sua primeira loja física, localizada na Rua 24 de Outubro 1557, número 05, no bairro Auxiliadora. Mas isso não é tudo. A Terroir Cacau também inicia a comercialização online dos produtos pelo site www.terroircacau.com.br.
O grande diferencial é a produção de chocolates naturais de maneira totalmente artesanal. Porém, a Terroir Cacau Bean to Bar também comercializa barras de chocolates nas seguintes linhas: 70% intenso 0% açúcar/vegana, 48% ao leite 0% açúcar e, por último, a deliciosa barra 48% ao leite de coco, vegana. Os pequenos também ganham seu chocolate na Terroir Cacau, com a barra 43% de cacau ao leite.
A chef Izabel explica que, além da linha de barras de chocolate, a empresa também atua com outros produtos.
“Para eventos, produzimos bombons com recheios artesanais, usamos inclusive óleos essenciais. Além disso, também fazemos lembranças para festas e produtos corporativos, oportunizando pastilhas com logomarcas. Outros destaques são as gotas de chocolate para café, mini chocolates com logomarcas, inclusive com embalagens personalizadas, que atendem demandas de cafeterias, hotéis, padarias, bares e outros”.
Conheça o processo de produção Terroir Cacau
Etapas de produção do chocolate Bean to Bar (do grão à barra) respeitam um ciclo. Primeiramente, na fazenda de cacauicultura são cultivados frutos do cacau, tipo fino. Lá, ainda são colhidos os frutos com todo o cuidado, retirada a sua polpa, que é levada a uma fermentação lenta e criteriosa, processo que pode levar alguns dias. Posteriormente, estes grãos já secos são ensacados e transportados à Terroir Cacau.
Em Porto Alegre, a empresa faz a seleção das amêndoas para irem ao forno, onde são torradas. Depois disso, os grãos já torrados são triturados, formando os famosos “nibs de cacau”. Estes irão à melanger, que é uma máquina usada para fazer o chocolate em si. Nesse ‘moinho’, o processo dura 24 horas, até virar uma pasta.
Posteriormente, incluem-se os demais ingredientes da receita. Em mais 48 horas o chocolate está pronto para ir à maturação, que dura cerca de dez dias. Enquanto isso, o chocolate vai para a temperagem e moldagem. Por último, toda a dedicação e envolvimento desse processo ganha um novo mundo. Ou seja, mais aromático e consciente. Tanto na alimentação, quanto na eliminação do desperdício. Sem contar com a preocupação em tornar os chocolates consumidos mais saudáveis!
Sobre a chef Izabel Prates
Com experiência na confeitaria de eventos, a Chef Izabel Prates traz ao mercado por meio do Terroir Cacau as verdadeiras nuances do sabor do cacau fino. Sendo assim, ela possibilita uma degustação onde o cliente pode sentir a diferença do verdadeiro chocolate de origem com cacau da Amazônia.
Ainda em 2020, Izabel, que atuava como advogada, optou por fazer uma transição de carreira para dedicar-se, exclusivamente, ao conceito Bean to Bar. Tal conceito é um movimento onde as pessoas se envolvem em fazer o seu próprio chocolate. Segundo ela:
“Descobri ‘o mundo’ Bean to Bar’ numa reportagem e foi paixão à primeira vista. Quando a gente trabalha com amor, as coisas fluem. Por isso minha mudança de carreira se deu de maneira muito tranquila. Dentro desse propósito profissional, decidimos oferecer o melhor aos consumidores. Mas para isso, busquei realizar formações como chocolate maker. Tudo isso culminou com a abertura da loja física e virtual, cujos produtos e ambiente valorizam o zelo no atendimento ao cliente e à cadeia produtiva como um todo”
Serviço:
Lançamento da nova loja física e virtual da Terroir Cacau Bean To Bar, em Porto Alegre, by chef Izabel Prates. Loja física localizada na Rua 24 de Outubro 1557, loja 05, no Bairro Auxiliadora. Comercialização online dos produtos pelo site www.terroircacau.com.br. Telefone e encomendas pelo Whatsapp 51 99222 0774. Instagram @terroircacau
Gostou? Então confere mais novidades aqui!