Torta clássica de maçã: aprenda a fazer

0
241
Crédito Foto: Marco Mini
Crédito Foto: Marco Mini

Maçã e canela! A combinação perfeita! Esses dois ingredientes formam uma dupla perfeita em uma das receitas mais clássicas da vida. Sim, estamos falando dela: a incrível torta de maçã.

Você sabia que maçã é uma das frutas mais populares entre os brasileiros? Ela pode ser consumida tanto em doces como em salgados. É possível aproveitar o melhor que ela oferece – sabor, textura e cor (além de pagar mais barato, já que está na safra, hehe). Bora ao que interessa?

Ingredientes
Massa

150 g de manteiga gelada;
1/2 xícara (chá) de açúcar;
3 gemas;
1 pitada de sal;
1 colher (sopa) de essência de baunilha;
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada).

Creme
1/2 xícara (chá) de leite;
2 gemas;
1 leite condensado;
1 colher (sopa) de amido de milho;
1 colher (chá) de essência de baunilha.

Cobertura
4 maçãs em fatias finas;
3 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher (chá) de canela em pó.

Modo de preparo
Massa
Em um recipiente, misture a manteiga com o açúcar e adicione as gemas, o sal e a essência de baunilha. Misture bem com a ponta dos dedos até que os ingredientes estejam bem incorporados. Junte a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa homogênea, que desgrude das mãos. Faça uma bola e enrole em filme plástico. Reserve em geladeira por cerca de 30 minutos.

Creme
Em uma panela pequena, adicione o leite, as gemas, o leite condensado, o amido de milho e a essência de baunilha. Misture bem e leve ao fogo. Quando iniciar fervura baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Reserve.

Cobertura
Em um recipiente, misture as maçãs, o açúcar e a canela. Reserve.

Montagem
Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, com auxílio de um rolo, cubra uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) e coloque o creme reservado no fundo. Distribua as maçãs reservadas em círculos, formando uma flor. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja dourada e as maçãs cozidas.

Tcharaaaan! Bon appetit!

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil