Um português descolado: fomos ao Tasca 81!

0
40
Tasca 81 - Crédito Foto: Famintas
Tasca 81 - Crédito Foto: Famintas

Um jantar descontraído, recheado de clássicos e uma carta de bebidas à altura (ou copos, como dizem os portugueses).

Porto Alegre está com uma variedade de cozinha internacional muito delicinha – deu até para fazer uma lista de como dar uma volta ao mundo sem sair daqui.

Mas a coisa fica mais complicada quando é culinária de países que conhecemos – porque daí a gente tem propriedade e conhecimento para falar se estão reproduzindo bem ou nem tanto. Isso acontece, por exemplo, com cozinhas tipo a italiana, uruguaia, argentina e a portuguesa, que vamos falar.

Fomos ao Tasca 81, que já chama atenção pelo ambiente: não é um lusitano caricato, mas ao mesmo tempo você se sente em Portugal. A proposta é um pouco diferente dos portugueses que estamos acostumados a ver aqui – é menos formal e mais cool, com uma pegada mais de bar.

Terra à Vista - Crédito Foto: Famintas
Terra à Vista – Crédito Foto: Famintas

Vamos à nossa experiência, ora pois: para começar os trabalhos pedimos os croquetes de costela com aipim e o de alheira. SEM OR AMADO. Sequinho + crocante por fora + cremoso por dentro, tipo mágica mesmo. Para acompanhar, o drink Terra à Vista (tcharam), que é assinado pelo mixólogo Renato Mussa, que fez toda a carta de drinks do local. Feito com Lillet Blanc, purê de cupuaçu, suco de limão, xarope de açúcar, clara de ovo e angostura bitter – maravilhoooso, do tipo que a gente bebe bem devagarinho para não acabar.

Eis que chega ela, a inigualável Francesinha. Para quem não sabe, é um prato típico da região do Porto, e vem com fritas ou sem. É feita com pão, linguiça defumada, linguiça toscana, alcatra, presunto e queijo, servida com molho picante de cerveja. E sim, é essa ABUNDÂNCIA e explosão de sabor toda que parece. É uma suuuper refeição e mix de sensações – mas todas maravilhosas, que só vão te fazer nunca mais esquecer desse sande, como é chamado lá.

Francesinha - Crédito Fotos: Famintas
Francesinha – Crédito Fotos: Famintas

Mas é CLARO que não podíamos sair sem provar o bacalhau – como que a gente ia provar que foi num restaurante português? Então fomos ao queridíssimo Bacalhau às Natas – bacalhau em lascas, cebolada e batatas ao molho de nata. O famoso simples que encanta, afinal, nada como um bacalhau beeeem feitinho e uma nata fresquinha.

A sensação estando lá é de nostalgia – com pratos que estão na nossa história – e a saindoé de que voltaremos!

Tasca 81
Endereço: R. Felipe Neri, 81 – Auxiliadora, Porto Alegre
Funcionamento: De terça-feira à sabado, das 18h à 00h
Instagram: @tasca_81

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil