• Home
  • Notícias
  • Vinícola Cantina Mincarone e TGD produzem espumante PÉT-NAT

Vinícola Cantina Mincarone e TGD produzem espumante PÉT-NAT

garrafas espumante vinícola cantina mincarone

Você já ouviu falar em Pét-Nat (pétillant naturel), método ancestral de produzir espumante? A bebida que tem sido apreciada mundo afora por ser leve, borbulhante e refrescante, é produzida desde 2017 na Lomba do Pinheiro, na zona sul de Porto Alegre. Quem produz é a Vinícola Cantina Mincarone, um projeto familiar tocado por mãe e filho, Ana Maria e Caio Mincarone.

A bebida é vinificada naturalmente, sem uso de insumos enológicos, ou seja, é 100% uva, fermentada espontaneamente com leveduras indígenas. Além disso, os rótulos trazem experiências interessantes com o que a cantina encontra de melhor nos vinhedos gaúchos: desde as mais tradicionais para espumantes, como Chardonnay e Pinot, às improváveis Gewurztraminer, Tannat e Montepulciano.

garrafa Pét-Nat vinícola cantina mincarone
Crédito: Divulgação

Literalmente, poesia engarrafada: tanto pela preciosidade do líquido, como pelo rótulo, já que algumas garrafas são pintadas à mão pelo próprio vinhateiro e artista Caio Mincarone. O Caio recentemente realizou uma interessante collab com a TGD Incorporação e Construção, personalizando garrafas de Pét-Nat para clientes, parceiros, fornecedores e amigos nas cores da marca: roxo, branco e preto.

O Pedro Golstein, diretor de marketing da incorporadora, explica:

“Encontramos nos vinhos da Cantina Mincarone uma parceria perfeita para expressar tudo o que a TGD representa junto aos seus clientes e amigos: zelo pelo trabalho, familiar e local, pautado pelo modo artesanal de fazer, com qualidade e cheio de personalização, como a TGD constrói os seus empreendimentos há 42 anos em Porto Alegre”.

Vinícola Cantina Mincarone 

As primeiras vinificações aconteceram em 2017 sob a batuta da mestra Lizete Vicari e de seu filho José Augusto. Logo, Ana e Caio aprenderam os processos de vinificação ancestral e desde então seguem fazendo microvinificações na Lomba do Pinheiro. Além disso, eles experimentam diversas castas e terroirs nos mais de 20 rótulos produzidos a cada safra. Mas isso não é tudo. Os vinhos, tanto os tintos quanto os brancos (ou laranjas), são feitos com maceração pelicular até quase o final da fermentação alcoólica. Ou seja, não passam por filtragem, clarificação, chaptalização e nem correções em geral. Em cada garrafa se encontra apenas mosto fermentado de uvas viníferas para melhor expressão do terroir.

 

TGD Incorporação e Construção 

Desde 1981, a TGD Incorporação e Construção constrói seus empreendimentos e sua própria história no mercado imobiliário através com ousadia e foco nas pessoas. Seu trabalho é conduzido pela transparência, ética e responsabilidade que resultam em uma atuação urbana consciente para o futuro. A empresa possui uma bem-sucedida trajetória, com empreendimentos dentro e fora do Rio Grande do Sul. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao mercado gaúcho, com um total de um milhão m² de obras construídas.

Quer ficar por dentro de mais novidades da região? Então confere aqui! 

Compartilhe:

MAIS LIDOS