Risotto ai Funghi Secchi: receita de uma panela só para impressionar

0
16
Risotto de funghi - Crédito Foto: Divulgação
Risotto de funghi - Crédito Foto: Divulgação

Risotto é aquele tipo de prato que impressiona convidados e ainda é feito numa panela só. Aprenda a fazer o risotto ai funghi secchi, uma versão marcante e deliciosa!

Não precisa ter familiaridade com a comida italiana nem ser muuuuito habilidoso na cozinha para fazer esse risotto ai funghi secchi. Ao mesmo tempo, ele é delicioso e super tradicional, ótimo para impressionar seus convidados ou agradar a si mesmo, né? Confere só essa receita e veja se não é super possível de reproduzir:

Risotto ai Funghi Secchi
Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz para arbório
  • ¾ xícara (chá) de funghi seco (40 g)
  • ½ litro de caldo de legumes
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • ⅓ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino gosto

Modo de preparo

Numa tigela coloque o funghi, cubra água fervente e deixe hidratar por uns 20 minutos, enquanto prepara os outros ingredientes.

Pique fino a cebola, o alho e reserve.

Escorra o funghi, agora hidratado, e de uma leve pressionada para extrair todo líquido*. Em uma tábua, corte este funghi em pedaços menores, em duas ou três partes.

Prepare o caldo de legumes: ferva um litro de água e coloque o caldo pronto ou o caldo um caldo de legumes caseiro. Você pode fazê-lo com água ou com o líquido que sobrou do funghi – com este, o sabor ficará mais marcante.

Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola e o sal e refogue. Acrescente o funghi, tempere com um pouquinho de sal e mexa por 1 minuto. Junte o arroz, tempere com sal* e pimenta a gosto

Coloquei a ½ xícara de vinho branco e mexa até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar e repita o procedimento: adicione caldo de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto –  o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).

O PULO DO GATO: na última adição de caldo, um pouquinho antes de estar pronto, coloque o queijo ralado, mexa bem e desligue o fogo antes de secar. O risoto deve ficar beem úmido, espalhando no prato.

Possíveis substituições:

A receita tradicional de risotto leva manteiga. Mas, se não tiver em casa ou não quiser usar, é possível fazer com azeite de oliva.

O mundo não vai acabar se fizer com outro arroz. Maaaaas não vai ficar a mesma coisa, mesmo. O arroz arbório dá a cremosidade e a textura característicos no prato.

Pode servir com salsinha ou manjericão em cima! Fica uma delícia.

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil