Tasca 81: o mais novo bar inspirado na gastronomia portuguesa em Porto Alegre

0
71
Tasca 81, novo bar português em Porto Alegre.
Crédito Foto: Tiago Schmidt

Nós simplesmente amamos a gastronomia de Portugal! Sendo assim, fomos conferir o Tasca 81, novo gastrobar português em Porto Alegre, e o veredito foi unânime: adoramos! Confira!

O casal de sócios Mateus e Dafne Schmidt estão a frente do gastrobar português Tasca 81 que inaugurou recentemente em Porto Alegre. Super aconchegante e localizado no bairro Auxiliadora, o bar com comidinhas se apresenta como um lugar de “copos e petiscos”. A referência dos “copos” vem da forma como os portugueses convidam os amigos para sair para beber, no caso, “tomar uns copos”. O casal de gaúchos, no período em que morou em Portugal, recebia muitos convites desse tipo e fizeram questão de incluir isso no conceito do lugar.

Mateus e Dafne, os sócios do Tasca 81
Mateus e Dafne, os sócios do Tasca 81. Crédito Foto: Tiago Schmidt

Com um menu exclusivo de iguarias portuguesas que fogem do óbvio, o Tasca 81 é moderno e descontraído. Ainda que se alimente de referências clássicas de Portugal, mostra que a comida portuguesa vai muito além do conhecido bacalhau e suas conexões históricas.

Tasca 81
Crédito Foto: Famintas

O menu assinado pelo Chef Mateus Schmidt conta com várias opções de petiscos portugueses pouco usuais na capital gaúcha como o “Pica-pau” e a “Francesinha”. Este último, um sanduíche clássico português que leva pão, bife, salsicha, linguiça fina, queijo, presunto e um molho de cerveja picante por cima! Outras delícias do menu seguem a referência de mostrar mais da culinária portuguesa como os “Croquetes de Alheira” com molho de mostarda e mel e os “Peixinhos da Horta”, feitos com vagem frita no tempurá e maionese de curry e limão. 

Bacalhau à Brás, do Tasca 81.
Bacalhau à Brás, do Tasca 81. Crédito Foto: Tiago Schmidt

Para a proposta de esticar o dia na rua e aproveitar o happy hour, o Tasca 81 traz uma carta de drinks assinada por Renato Mussa, mixologista de renome nacional e Head Bartender do DRY Moments & Drinks. Além de coquetéis clássicos e autorais, a carta de bebidas tem ainda uma seleção de vinhos portugueses e nacionais. Boas opções para beber “uns copos” não faltam!

Croquete de costela com aipim
Croquete de costela com aipim. Crédito Foto: Famintas

Claro que o clássico bacalhau não poderia faltar e aparece em apresentações modernas e porções adequadas para o estilo de gastrobar. Bacalhau às Natas, À Brás e Gomes de Sá são algumas das sugestões do Chef Mateus Schmidt: “Mais do que recriar as clássicas receitas, minha preocupação foi traduzir a memória afetiva das melhores experiências que tive por lá e reproduzir pratos que façam com que outras pessoas possam sentir os mesmos sabores que apreciei em Portugal. São as minhas melhores memórias impressas no cardápio”, resume ele. 

Já os doces portugueses oferecidos pela casa serão uma seleção diferente a cada semana. O destaque fica para a famosa sobremesa Sericaia, uma mistura generosa de ovos, leite e canela entre os ingredientes principais.

Para a decoração da casa, a inspiração do Tasca 81 foi mesclar a descontração dos bares lusitanos com simbolismos da cultura portuguesa como as andorinhas e as boinas, que enfeitam uma das paredes da casa. A assinatura do projeto arquitetônico é da própria Dafne, arquiteta de formação que atuava no ramo até a abertura do gastrobar. Para traduzir essa memória afetiva do lugar onde moraram, Dafne e Mateus optaram por criar um espaço intimista e acolhedor, como a extensão de casa. Além do espaço interno, o lugar conta com duas áreas externas: a esplanada, que fica na frente da casa e, nos fundos, o espaço jardim. 

Tasca 81
Crédito Foto: Tiago Schmidt

A história do Tasca 81
Dafne e Mateus são formados em Arquitetura e Urbanismo e atuavam na área até pouco tempo atrás. Foi em 2016 que Mateus decidiu trabalhar profissionalmente com gastronomia, antes disso, era uma paixão pessoal que limitava-se a experimentações em casa. A estreia no mundo das panelas foi como cozinheiro do Restaurante KEV, em Porto Alegre.

Com formação em gastronomia pela EGAS, Mateus decidiu estudar gastronomia em Portugal. Formou-se pela ACPP (Associação de cozinheiros Profissionais de Portugal) e trabalhou em restaurantes como o Clube do Bacalhau, em Lisboa.

A ideia é apresentar esse rico universo gastronômico para os porto-alegrenses de um jeito diferente: descontraído, com petiscos, comidinhas e uma carta de drinks que fazem do lugar um português atual e cheio de personalidade. Bora lá conhecer?

Tasca 81
Onde: Rua Felipe Neri, 81 – Auxiliadora
Quando: de terça a sábado, das 18h às 00h
Instagram: @tasca_81

Compartilhe:

Deixar um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu e-amil